terça-feira, 16 de maio de 2017

Hoje a ALEPA criou a Frente pelos direitos e políticas indígenas no Pará.

Hoje na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) foi criada a Frente indígena, popular, legislativa e institucional pelos direitos e políticas indígenas no Pará. 
Fonte: Assessoria do dep. estadual Airton Faleiro.

Por: Assessoria do deputado estadual Airton Faleiro 
A criação de uma Frente Indígena, Popular, Legislativa e Institucional, foi a principal resolução da Audiência Pública, realizada por iniciativa do Deputado Estadual Airton Faleiro (PT-PA), na tarde desta terça-feira (16/05), na Assembleia Legislativa do Pará.

Em debates acalorados, os indígenas representados pelos Kayapó, Tembé e Arapium, se manifestaram denunciando as tentativas de retiradas de direitos e os atos de violência praticados contra seus povos.
Os indígenas receberam a solidariedade e compromisso de apoio de integrantes de instituições e organizações relevantes que compuseram a mesa dos trabalhos, como o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; Paulo Vilas Boas, da Fundação Vilas Boas; Jorge Farias, OAB-PA; SEDUC (Joseane Figueredo); SDDH (Darlah Mariana), CIME (Paulo Sérgio Dutra).
Além do Deputado Airton Faleiro, que presidiu os trabalhos, estiveram na Audiência Pública os Deputados Osório Juvenil, Gesmar Rosa e o Presidente da Casa Márcio Miranda, que encerrou os trabalhos.
Um carta com dados e proposições foi entregue pelo representante das populações indígenas e instituições da Região Oeste do Pará, Diego Arapium, que participou da Audiência Pública preparatória, realizada no município de Santarém, na última sexta-feira (13/05).
O Plenário foi composto, ainda, pelas seguintes organizações: FETAGRI; Levante Popular da Juventude; Consulta Popular; Movimento dos Atingidos por Barragens; Comissão Pastoral da Terra; União do Negro; Conselho de Saúde Indígena; IBAMA; FUNAI; VALE; Movimento de Mulheres Marias; Frente Brasil Popular; Associação dos Quilombolas; Câmara Municipal de Belém (Aline Kayapó – Mandato Verª Marinor Brito); FAEPA.
Segundo o deputado Airton Faleiro, haverá uma reunião de trabalho para a instalação da Frente Indígena e o estabelecimento das regras de funcionamento e plano de ação.