segunda-feira, 13 de março de 2017

Prelazia do Xingu denuncia a Invasão da Terra Indígena Arara.

O Conselho Presbiteral da Prelazia do Xingu reunido nos dias 07 e 08 de março de 2017, em Altamira, tomou conhecimento da invasão nas terras indígenas Arara do Laranjal, no trecho entre o Km 120 ao Km 140, entre os municípios de Medicilândia e Uruará, na Transamazônica Oeste (BR230), sentido Altamira – Itaituba.
Localização da Terra Indígena Arara. 

A referida terra indígena foi devidamente demarcada e homologada e ultimamente bem sinalizada. Portanto, a invasão da área demonstra total desrespeito e descaso com os povos indígenas e com a decisão do Estado de garantir os direitos de nossos irmãos indígenas.
Repudiamos tal atitude e nos solidarizamos com a causa desse povo, que tem seus direitos garantidos pela Constituição Federal, no seu artigo 231, que reza o seguinte:
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. (Constituição Federal, 1988)
 Queremos aqui reafirmar nosso compromisso com a Campanha da Fraternidade que trata dos Biomas Brasileiros visando salvaguardar a unidade entre diversos elementos da Natureza, lembrarmos dos povos originários que neles habitam, trazendo em nossas atitudes e gestos concretos o “Cultivar e Guardar a Criação” Gn,2,15
Exigimos imediatamente uma tomada de posição das autoridades competentes e a retirada dos invasores; garantindo assim o direito dos povos indígenas de viver em liberdade e paz em seu habitat.
Ao mesmo tempo estamos preocupados com o crescimento constante da violência em nossos municípios que vem assistindo a ocorrência de vários assassinatos cotidianamente, causando insensibilidade e desvalorização da vida.
Como Igreja temos a missão de sempre defender e promover a vida em todas as circunstâncias; como nos pede o Evangelho; lembramos que Jesus veio para que todos tenham vida e vida em abundância. (cf. Jo10,10).
Conclamamos a todos os cristãos e cristãs, as comunidades, pastorais, paróquias e pessoas de boa vontade a denunciar e combater todo tipo de injustiça e violência contra a vida, assumindo a prioridade “Defesa da Vida” definida e aprovada pela 7ª Assembleia do Povo de Deus.

+Dom João Muniz Alves,OFM

Pe. Vandeir lima Alves
Pe. Gilmar Dalcanale
Pe. Waldemar Pimentel Filho
Pe. Alirio Bervian
Pe. Patrick Francis Brennan
Pe. Hortêncio Medeiros Matias
Pe. Friederich Satzger
Pe. José Amaro Lopes de Sousa

Pe. Romildo Maurício da Silva

Fonte: http://www.prelaziadoxingu.com.br/