sábado, 11 de março de 2017

Dia 14 de março atingidos por Belo monte farão grande Marcha em Altamira

Dia 14 de março será a Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), segundo a coordenação do MAB em todos os 20 estados que o movimento está presente será realizado Lutas. 

Na região do Xingu o MAB está presente nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. A Luta da região será realizada em Altamira com a concentração as 08h00min em frente a escola Polivalente. 
Segundo Edizângela Barros, moradora do Reassentamento Jatobá e militante do MAB, esse ano o caráter será de marcha "e convidamos todos os altamirenses a participar, pois somos todos atingidos por Belo Monte", e complementa dizendo que "enquanto boa parte da população de Altamira, principalmente os moradores dos RUCs, estão desempregadas a Norte Energia está Lucrando rios de dinheiro", segundo o levantamento do MAB, ao final da concessão da Norte Energia com Belo Monte, a empresa irá lucrar cerca de R$160 Bilhões.
Segundo o MAB são esperados cerca de 400 atingidos por Belo Monte para marchar nas ruas de Altamira, além disso eles já protocolaram a pauta de negociações na Casa de Governo, entre os itens da Pauta estão: Regularização do bairro Novo Horizonte em Brasil novo; Reconhecimento das famílias da Lagoa do bairro Independente 1 em Altamira como atingidas por Belo Monte; Educação, Saúde, Transporte e Emprego para os moradores dos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs); Cancelamento do processo de Licenciamento da mineradora canadense Belo Sun; regularização fundiária das ocupações urbanas em Vitória do Xingu e que o governo do estado do Pará disponibilize os recursos dos Royalties (CFURH) para os 11 municípios atingidos por Belo Monte.
Para Jhonatan Ferreira, militante do MAB, "quem tiver representado por essa pauta está convidado a participar da Marcha."