segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Operação Plena de Belo Monte atrasará 18 meses!

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a última turbina de Belo Monte irá operar comercialmente a partir 30 de julho de 2020. 
A hidrelétrica de Belo Monte sempre foi uma obra polêmica desde o período do desenvolvimentismo na Ditadura Militar ao período Neodesenvolvimentista do governo do PT. Por ser um projeto tão contestado, durante a Instalação do empreendimento houve diversas manifestações das populações tradicionais, agricultores, moradores da área urbana (ainda constante), dos trabalhadores da obra (cerca de 35 mil no período de pico) contra Belo Monte. 
A Norte Energia culpou essas manifestações pelo atraso do término das obras civis (construção dos dois paredões, canal e diques), segundo a empresa ela perdeu um ciclo hidrológico favorável e por isso ao invés de começar a encher o lago no dia 15 de dezembro de 2014, a empresa iniciou o enchimento do lago quase um ano depois, em 24 de novembro de 2015.
Mesmo com o atraso das obras civis de Belo Monte a Norte Energia relatou diversas vezes que a operação plena (instalação das 24 turbinas) da Hidrelétrica não iria atrasar.
Agora em fevereiro a ANEEL publicou o relatório "Expansão da Oferta de Energia Elétrica" que relata a mudança de cronograma da operação plena de Belo Monte para 30 de julho de 2020, ou seja, um atraso de 18 meses. A Norte Energia ainda não se pronunciou, será que ela irá colocar novamente a culpa nos atingidos por Belo Monte?