quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Justiça suspende Licença da Belo Sun e ações da empresa caem 3,88%.

Ontem o juiz Alvaro José da Silva Souza, da Vara Agrária de Altamira, suspendeu a Licença de Instalação do Projeto Volta Grande de Ouro, pertencente ao banco canadense Forbes e Manhatan com nome fantasia no Brasil de Belo Sun Mineração. 
Audiência Pública realizada na vila da Ressaca pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos no dia 11/10/2016.

O Juiz atendeu a Ação movida pela Defensoria Pública do Estado do Pará, que alegou irregularidades fundiárias e conflitos agrários na região. Com a notícia as ações da Belo Sun na bolsa canadense caíram 3,88%, uma das maiores quedas da BSX.
Com isso a empresa lançou  uma nota dizendo está "decepcionada" com a decisão. Parece que o banco canadense pensa está prestando um grande favor aos moradores da região do Xingu, no entanto, para o Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) o banco tem um único interesse: Roubar os recursos naturais da região. 
Para o MAB o banco canadense (advogado pelo governo do estado) está usando a crise econômica (ocasionado pelos ricos) para sensibilizar a população local a aceitar esse grande projeto de destruição. "A implantação da Belo Sun na região do Xingu chega a atingir a Soberania Nacional, uma vez que a riqueza será gerada pela classe trabalhadora no Brasil mas, será apropriada pelo capital internacional".