terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Atingidos por Belo Monte têm mais uma Conquista

Nessa segunda-feira (16) a Norte Energia, empresa dona da barragem de Belo Monte entregou os Barracões de Uso Múltiplo (BUM) para quatro associações dos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs). 

Segundo Edzângela Barros, moradora do RUC Jatobá e da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), "os barracões foram colocados na pauta de reivindicação do MAB e foi conquistado durante o processo de Lutas em março de 2015 durante reunião em Brasília com o presidente da Norte Energia e vários Ministros".  

Atualmente os barracões já têm sido utilizados, principalmente na realização da feiras ao domingos, sendo assim uma oportunidade para os atingidos poderem ter uma renda e poderem comprar os produtos mais perto, pois, os RUCs são distantes do centro de Altamira.

Além das feiras, os BUMs têm sido utilizados para aula de capoeira, karatê, dança, reuniões e confraternizações das comunidades. 
Agora com a entrega definitiva dos documentos dos BUMs às associações de moradores (atingidos) o desafio é conseguir manter esses espaços funcionando, mas para isso é preciso que a Norte Energia incentive a plantação de alimentos e criação de animais para a venda nas feiras, até porque a maioria dos produtos vendidos nas feiras são comprados por fornecedores. Além disso é importante que a prefeitura isente o imposto desses barracões para que as associações não fiquem no vermelho, e depois sejam obrigadas a repassarem os BUMs à prefeitura. 
A conquista dos BUMs é um pequeno igarapé no meio do oceano que tem para conquistar, até porque, segundo cálculos do MAB a Norte Energia irá ter receitas com Belo Monte no valor de R$160 bilhões, receitas essas em cima da Classe Trabalhadora atingida pela barragem no rio Xingu.