terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ALTAMIRA: Base do Juvenil exclui secretarias de Cultura e Esporte.

Hoje a Câmara de vereadores de Altamira aprovou o Projeto de Lei (PL) nª 194 que visava excluir as Secretarias de Esporte, Cultura, Assessoria Institucional e de Agricultura. O projeto foi aprovado com a emenda que tira a secretaria de agricultura dessa lista de exclusões. 
Fonte: Jhonatan Ferreira/MAB
O plenário da Câmara estava lotado com a presença dos estudantes que estão ocupando a UFPA em Altamira, além da presença do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Levante Popular da Juventude e Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRI).
Fonte: Jhonatan Ferreira/MAB
Mesmo com a presença e pressão dos movimentos populares, os vereadores já estavam decididos sobre o voto. O projeto foi iniciativa do prefeito Domingos Juvenil (PMDB), mas os vereadores da base ficaram acuados em defende o projeto e apenas o líder do governo na câmara subiu a tribuna para defender o PL 194.
Manifestação da Juventude. Fonte: Jhonatan Ferreira/MAB

Agora a aprovação do PL dependente da sanção do prefeito, mas segundo o vereador Aldo Boaventura (PT) tudo indica que o Juvenil irá vetar, pois ele quer o fim das quatro secretarias.
Vereador Aldo Boaventura (PT). Fonte: Jhonatan Ferreira/MAB
Para os Movimentos Populares a aprovação do PL 194 significará o aumento da criminalidade cometida pelos jovens, haja vista, os adolescentes e juventude perderem as oportunidades que as secretarias de cultura e esporte por obrigatoriedade teriam que fornecer.
Além disso eles denunciaram que essa PL já esteja alinhada com a PEC 55 que foi aprovada hoje a tarde em segundo turno no Senado Federal, que paralisará os investimentos em Saúde, Educação e em todas as áreas importantes para a sociedade brasileira.

A Frente Brasil Popular presente na sessão de hoje, e idealizadora de grandes manifestações pelo Brasil contra a PEC 55 hoje, ver essa aprovação como mais um Golpe a Juventude e os trabalhadores de Altamira e de todo o Brasil.