segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Atingidos por Belo Monte Lançaram o 8ª Encontro Nacional do MAB.

No último sábado em Altamira o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou o seu 8ª Encontro Nacional que será realizado em outubro de 2017 na Cidade do Rio de Janeiro.
Mística de Lançamento do Encontro Nacional. 

Segundo Edizangela Barros, militante do MAB e moradora do Reassentamento Jatobá, o MAB está presente em 19 estados do Brasil, sendo que no Pará está presente em regiões que têm barragens como a região do Xingu e Tucuruí, mas também está presente em regiões onde o capital tem a pretensão em construir barragens como as regiões de Marabá e Tapajós, outra região importante que tem a presença do MAB é a capital Belém.

Para a militante do MAB o Encontro Nacional será de extrema importância para as/os atingidas/os diante dos desafios que essa conjuntura (situação atual do Brasil) apresenta, para além disso o Encontro será realizado no período que completa 100 anos da Primeira Revolução dos Trabalhadores (Bolcheviques) no mundo que foi na ex-União Soviética (agora Rússia), por isso o principal tema tratado será o Socialismo.
No Lançamento teve música ao vivo. 

Diante desses desafios no sábado foi realizado em Altamira o Lançamento do 8ª Encontro Nacional que contou pela parte da manhã com o encontro da Juventude do MAB, onde os jovens puderam discutir os principais problemas que afeta eles nessa conjuntura do Golpe no Brasil e no segundo momento eles ajudaram na ornamentação do Evento de Lançamento.
A Juventude do MAB fazendo a ornamentação do Evento. 

A noite o evento foi realizado no Barracão de Uso múltiplo (BUM) do Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Jatobá, segundo o MAB o local foi escolhido pelo fato de o reassentamento ser uma conquista da Luta dos Atingidos a nível nacional e o BUM ser uma conquista da Luta dos Atingidos por Belo Monte organizados no MAB. Ao todo foram construídos 5 RUCs em Altamira acomodando cerca de 25 mil pessoas e em cada RUC foi construído um BUM.
No início do Evento foi realizado uma mística para mostrar a importância dos atingidos por Belo Monte participarem do Encontro Nacional. Para o jovem militante do MAB Igor Meireles, será muito importante a participação da Juventude do Xingu no Encontro Nacional. Durante a Lançamento foi colocado a tarefa árdua de levantar recursos para os atingidos por Belo Monte poderem participar, para o militante Jhonatan Ferreira “os desafios são grandes pois o encontro será no Rio de Janeiro, então precisaremos da ajuda de todas e todos que são comprometidos com a Luta Popular para podermos chegar ao Local do Encontro e levarmos a mística da Amazônia para o nosso encontro nacional”.
Os militantes do MAB ajudando na venda de comidas e bebidas. 
O lançamento contou com 200 pessoas dos reassentamentos, independente 1, Brasil novo e de Altamira de forma geral, durante a atividade foram vendidas comidas típicas e bebidas para a arrecadação de recursos para pagar os ônibus para os atingidos por Belo Monte poderem ir ao Rio de Janeiro nesse encontro que promete ser Histórico para a Classe Trabalhadora brasileira.