segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PT foi o 2ª partido com mais vereadores eleitos na Trans/Xingu

Apesar de toda a campanha difamatória contra o Partido do Trabalhadores (PT), na região da Transamazônica e Xingu o PT teve 15 candidatos a vereadores eleitos nesse domingo.
O partido que teve mais candidatos eleitos foi o PMDB, para quem achava que Domingos Juvenil (PMDB) tinha se aposentado, ele conseguiu eleger 8 candidatos em Altamira.
O terceiro partido com mais candidatos eleitos foi o PSDB com 13 vereadores.
Os municípios pesquisados foram Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Anapu, Pacajá, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Gurupá. 
Veja o Mapa com os partidos que elegeram mais candidatos:

Já em relação a eleição para prefeito o PT lançou candidaturas próprias em 6 municípios. O grande vencedor foi o candidato a prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli, ele foi eleito com 5525 em um disputa acirrada com o candidatado da atual prefeita. As derrotas mais sofridas foi em Anapu com o Chiquinho que obteve 47,07% dos votos validos e em Gurupá com o candidato Bené Gama que obteve 35,98% dos votos válidos, neste município o partido já governava por seis mandatos. Em Medicilândia o atual prefeito, Gaúcho, não conseguiu a reeleição. 
Nessa região o PSDB foi o Partido que mais elegeu prefeitos, seguido pelo PMDB, que teve como principal feito a reeleição de Domingos Juvenil em Altamira, veja o mapa:

O PSDB do governador Simão Jatene bem como o PMDB do Barbalho/Temer saíram fortalecidos nessas eleições, mas a eleição de 15 vereadores e 1 prefeito do PT mostra que mesmo com a campanha 24 horas da mídia golpista contra o Partido, ele não afundou ou sumiu como andam dizendo por aí. 
A nível nacional o PT tentará antecipar a sua convenção que está marcada para novembro de 2017 para ao mês de março do mesmo ano para escolher a nova executiva do partido e definir a linhas gerais daqui para a frente.