segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Juvenil é reeleito e sua facção será a maior da Câmara.

Marcadas por várias denuncias contra os candidatos Domingos Juvenil (PMDB) e Josy Amaral (PSB), a eleição municipal de Altamira resultou na reeleição de Juvenil e na eleição de oito vereadores do PMDB, a câmara municipal é composta por quinze cadeiras, ou seja, juvenil terá maioria.
Fonte: http://www.tvcidadesbt.com.br

Durante a eleição o prefeito foi acusado de ter agredido uma oficial de justiça em cima de um palanque e também de ter montado um quartel general formado por contratados da prefeitura que trabalhavam na campanha, ou seja, o dinheiro público foi utilizado na campanha eleitoral. 
Juvenil teve como principal cabo eleitoral o Helder Barbalho, candidato a Governador e atual Ministro da Integração. Juvenil e a família Barbalho são amigos há décadas, o Jader Barbalho sempre foi o padrinho político de Juvenil e até hoje exerce influencia sobre o mesmo. Na véspera da eleição Helder poderia escolher entre os mais de 140 municípios paraense para está presente, mas ele escolheu Altamira, opositores dizem que ele veio munido por uma boa gorjeta para ajudar na reeleição de Juvenil, mas a justiça eleitoral provavelmente não irá investigar, pois Juvenil é da facção dos golpistas e não é da Classe Trabalhadora. 
A vinda de Helder significa o interesse do PMDB nos Royalties de Belo Monte, o município de Altamira já recebe essa compensação, nos primeiros quatro meses de operação de Belo Monte o município já recebeu quase R$2 milhões, mas a partir de 2019 entrarão nos cofres públicos cerca de R$66 milhões anuais até 2045, prazo de concessão da Norte Energia. O interesse de Barbalho e Juvenil é que esse recurso milionário não é regulamentado, ou seja, pode ser usado para saúde e educação, bem como pode ser lavado, ser desviado para caixa 2 nas próximas campanhas eleitorais.