terça-feira, 5 de abril de 2016

CELPA/EQUATORIAL CAUSA TRANSTORNOS AOS ALTAMIRENSES

Na noite dessa segunda-feira (04) a Central Elétrica do Pará (CELPA) comandada pelo grupo Equatorial deixou milhares de altamirenses sem eletricidade.

Foram cerca de seis interrupções de energia elétrica até as 23h00min em todo o município de Altamira, afetando cerca de 130 mil pessoas.
Nos últimos dias houve o aumento de interrupções comparado ao ano passado, a última vez que que os altamirenses passaram por tantas interrupções de eletricidade foi em 2012 quando a CELPA vivenciava a sua maior crise econômica da história.
A CELPA sempre foi uma empresa que lucrou muito, pois são cerca de 2 milhões de ligações prediais no estado do Pará, mas mesmo assim a empresa decretou estado de falência no ano de 2012 e a empresa Equatorial assumiu a dívida bilionária e comprou a concessionária por R$1.
Segundo a Equatorial desde 2012 já foram investidos R$1,5 bilhões para o melhoramento da rede, fato que possibilitou a saída da posição do Ranking da Aneel de penúltima Distribuidora para a posição de 17ª melhor distribuidora em 2016.
No entanto, mesmo que as interrupções tenham queimado aparelho eletrônicos de altamirenses, o que aconteceu ontem não entrará nas estatísticas da ANEEL para avaliar a Equatorial.
Dois critérios que a Aneel conta para boa qualidade do serviço das Distribuidoras são: Quantidade de tempo que as famílias ficam sem energia (DEC) e quantidade de interrupções do fornecimento de energia (FEC).
No entanto, o DEC e o FEC só são contados a partir do 3ª minuto, ou seja, o que aconteceu ontem passará despercebido pela Annel, mas quem foi prejudicado não esquecerá.
Vale ressaltar que o estado do Pará é o quinto maior gerador de eletricidade e que no estado foram construídas duas das três barragens com maior potencial hidroelétrico do Brasil, AHE Tucuruí e AHE Belo Monte.  
Ontem durante o apagão vários moradores da cidade se manifestaram nas redes sociais, e dizem não aguentar mais essa série de interrupções.

A Equatorial até o exato momento não lançou nota de esclarecimento, mas não deve está muito preocupada, pois está lucrando Bilhões de reais anualmente com os paraenses.