quarta-feira, 6 de abril de 2016

Bispo Franciscano, Dom João Muniz Alves, celebrou posse no Xingu.

Por: Micaele Neves*
A Prelazia do Xingu, erigida canonicamente pelo Papa Pio XI em 1934 teve no último fim de semana dias de muita fé e alegria. No último dia 03 o povo católico do Xingu celebrou a posse do novo bispo Dom João Muniz Alves, OFM. Desde 1948, a Prelazia do Xingu tem agora o seu 4º bispo prelado do Xingu.
Foto: Jean Rodrigues (facebook).

Depois dos Missionários do Preciosíssimo Sangue é o momento da Prelazia do Xingu conhecer um bispo da Ordem Franciscana. O povo do Xingu tem um imenso respeito e admiração por Dom Erwin Krautler (bispo emérito), mas sempre soube pelo próprio bispo, que no Direito Canônico o bispo ao completar 75 anos pode pedir a renúncia do cargo ao Papa. Já faz mais de um ano que Dom Erwin fez o pedido ao Papa Francisco e todos aguardavam ansiosos pela posse do novo Bispo.
Dom João Muniz Alves nasceu no dia 08 de Janeiro de 1961 em Santa Rita no Maranhão. Foi ordenado sacerdote em 04 de Setembro de 1993 e é graduado em Teologia e Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI); mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), em Roma; mestre em Filosofia pelo Pontificium Athenaeum Antonianum (PUA), em Roma. O novo Bispo do Xingu era atualmente professor de Teologia Moral no Instituto de Estudos Superiores no Maranhão (IESMA) e agora no Xingu assume a missão de atuar na segunda maior Prelazia do mundo: A Prelazia do Xingu, que é formada por seis regiões pastorais: - Região do Alto Xingu, Região Médio Xingu, Região Baixo Xingu, Região Transamazônica Oeste, Região Transamazônica Leste e Região de Altamira.
A Prelazia do Xingu é todo um complexo cultural onde existem muitas tribos indígenas e migrantes de todos as regiões do país que tem que se intensificado principalmente depois da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A Região abriga interesses sócio-político e econômicos que nem sempre respeitam os direitos humanos.
A Igreja tem sido uma voz profética em favor da vida e das culturas constantemente ameaçadas. É uma região de grandes desafios e potencialidades a serem enfrentadas por Dom João Muniz.

Na celebração de posse do novo bispo estavam presentes bispos de várias partes da Amazônia, além dos seus familiares e amigos vindos do Maranhão e também cristãos leigos e leigas das várias partes da Região, católicos e não católicos e alguns representantes de movimentos sociais.

* Militante da Pastoral da Juventude no Xingu e estudante do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Pará.