segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Pastoral da Juventude reúne 450 jovens para Discutir Protagonismo

Desde a última quinta-feira (29) ao domingo (01) o município de Brasil Novo recebeu o Dia Nacional da Juventude (DNJ) evento organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) e que contou com cerca de 450 jovens da região Transamazônica e Xingu.

Com o tema “Jovem: Protagonista da Nova Evangelização” o DNJ mobilizou jovens de 10 municípios sendo eles: Medicilândia, Uruará, Placas, Altamira, Anapu, Souzel, Vitória do Xingu, Gurupá, Porto de Moz e Brasil Novo.
Segundo o Hugo Sales, um dos coordenadores da PJ, o Objetivo Geral do evento era debater para entender o papel do jovem enquanto protagonista da igreja e da sociedade e a importância dos grupos de base para a organização da juventude.
Um dos instrumentos para atingir esse Objetivo Geral foi realização da Análise de Conjuntura (realidade atual) com representantes de Movimentos Populares e professores militantes dos Direitos Humanos.

Conjuntura: Redução da Idade Penal e extermínio da Juventude; Reforma do Sistema Político; Racismo e Sistema de Cotas; Estatuto e Políticas Públicas da Juventude; Democratização dos Meios de Comunicação.
Durante a Análise de Conjuntura o professor Manoel Araújo falou sobre o ataque aos Direitos da juventude representada pela tentativa da câmara federal em diminuir a idade penal. Sobre a Reforma do Sistema Político foi falado que esse congresso que está posto não representa a Juventude, Mulheres e Negros e que por isso é importante a Juventude está organizada e compor a Frente Brasil Popular para Lutar por uma Constituinte para Reformar o Sistema Político.
Na fala sobre Racismo e Sistema de Cotas o professor da  UFPA, Paulo Jorge, enfatizou que a escravidão no Brasil durou oficialmente quase 400 anos, por isso há uma dívida história com os afrodescendentes, portanto, não é o sistema de cotas que vai resolver esse problema estrutural até porque mesmo que o negro tenha ganhado mais espaço em Universidades, estas continuam reproduzindo o pensamento hegemônico da elite burguesa.
A coordenação da Casa de Educação Popular (CEP), representada pelo Fábio Barros, falou sobre a importância da aprovação do estatuto da juventude, este que só foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela presidenta por causa da pressão popular durante as manifestações de junho de 2013, e que nesse momento é importante a juventude voltar novamente as ruas para que os Direitos adquiridos no Estatuto da Juventude não sejam violados.
Sobre a questão da Democratização dos Meios de Comunicação, o militante Fabiano Vitoriano do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) falou que no Brasil são sete famílias que comandam a grande mídia, e que por isso são elas que determinam o conteúdo que irá passar em cada casa, inclusive na sua, ou seja, elas controlam ideologicamente cada brasileira e brasileiro, por isso é extremamente importante a democratização da mídia para que a classe trabalhadora pense como oprimidos e que a partir daí possam se manifestar e ganhar as ruas contra os opressores.  

A partir dessa análise ficou nítido que a Juventude tem tarefas importantes para Protagonizar nesse e no próximo período, que inicia pelo fortalecimento da organização que participam e vão até a inserção e construção de grandes lutas nas ruas em Defesa dos Direitos Humanos, de uma Constituinte para Reformar o Sistema Político e da Democratização da Mídia.