sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O que o Xingu tem a aprender com o rompimento das barragens em MG

Ontem (05) houve o rompimento de duas barragens de rejeitos no município de Mariana no estado de Minas Gerais. A mineradora responsável pelo projeto é a Samarco que é uma Joint Venture das Multinacionais brasileira Vale e da Inglesa BHP. 

O rompimento das barragens de Fundão e Santarém destruíram o distrito de Bento Rodrigues e o sindicato dos trabalhadores da indústria, de extração de ferro e metais básicos de Mariana (METABASE) informou que o número de mortos já pode está em 17 pessoas (trabalhadoras) assassinadas pelo rompimento dessas duas barragens que na prática pertencem a VALE e BHP.
A grande mídia não divulga o nome das empresas, para não perderem R$ em comerciais. 
Essa tragedia, que não foi acidente, tem que ser evitado na região do Xingu, pois a mineradora transnacional Canadense Belo Sun quer construir uma barragem para suportar a quantidade de rejeitos (com cianeto) do tamanho de dois morros do Pão de Açúcar (no RJ).
A melhor forma de evitar que aconteça esse assassinato em  massa de trabalhadores da mineração como ocorreu em mariana, é Lutar para evitar a entrada dessas grandes corporações como a Belo Sun e  a Vale na região do Xingu, pois elas chegam para explorar o potencial mineral e explorar os trabalhadores só para atender muitas vezes um capricho do sistema Capitalista.