quinta-feira, 19 de novembro de 2015

BELO MONTE DE VIOLÊNCIA EM ALTAMIRA

A princesinha do Xingu, como é conhecido o município de Altamira-PA vem passando por grandes transformações estruturais, nos últimos cinco anos a sua população aumentou de 100 mil para 150 mil habitantes.


Esse aumento foi possibilitado pela implementação das barragens de Belo Monte/Pimental, projeto do Sistema Financeiro, mas que foi defendido por todos os governos e elites regionais e nacionais.  
Com Belo monte houve o aumento da criminalidade na Região, mesmo sendo destinado um valor de R$100 milhões para a secretaria de segurança pública do estado, o índice de homicídios aumentou muito (esse ano já são 69 mortes). Isso foi resultado da expansão da fronteira do Tráfico, mas acima de tudo resultado pela falta de planejamento social para os adolescentes e jovens, para se ter uma ideia, não houve construção de nenhuma escola de ensino médio e inclusive foi descosturado o contrato de uma escola de ensino médio fato que possibilitou pelo menos 1000 adolescentes ficarem fora de escola. Cerca de 40 mil pessoas foram retiradas da área central do município (baixões) e removidas para a área periférica, onde há grande deficiência do sistema de transporte coletivo, falta de água, conta de energia mais cara, longe de locais para sacar benefícios sociais...
O fato é que essa noite foi assassinado o 3ª policial nesse ano (Cabo Holanda), e que a partir disso houve pela segunda vez no ano uma série de assassinatos a partir da morte de um Policial Militar! Foram 7 mortes depois do assassinato do Policial, ninguém sabe o nome deles, mas tenho certeza que eles nasceram de uma mãe e têm famílias, provavelmente alguns deles nem conheceram a mãe e o pai, provavelmente alguns deles nem fale mais com suas famílias, provavelmente alguns deles não tiveram a oportunidade e segurança de sair do crime, provavelmente alguns deles eram inocentes, provavelmente se nós não fizermos nada alguém da nossa família pode ser o próximo.
A única certeza é que essa série de crimes não aumentou a toa, ela chegou com Belo Monte e permanecerá se não houver planejamento dos órgãos de segurança do governo do estado e acima de tudo se não houver política social para os adolescentes e jovens que estão na quebrada sendo aliciados por traficantes e ameaçados por Policiais!