quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Atingidos por Belo Monte se LEVANTAM pela PAZ

A Frente Brasil Popular está organizada em vários estados e nessa quarta-feira (25) em todo Brasil organizou Manifestações para lembrar o Dia Internacional de combate a violência Contra as Mulheres. 

Na região do Xingu não foi diferente, as organizações que compõem a Frente se reuniram durante as útimas semanas para planejarem um Ato simbólico. No entanto, a conjuntura se acirrou com o assassinato de 8 pessoas no município de Anapu e a segunda chacina do ano em Altamira com a morte de 8 pessoas. Com isso a Frente pensou em construir uma grande Manifestação que denunciasse a violência e  exigisse Políticas Públicas de PAZ.

Nos últimos anos a região do xingu foi transformada em estado de guerra: 
Durante o período de construção da Barragem de Belo Monte, Altamira se tornou o 3ª município do Brasil em que a Juventude está mais vulnerável. O índice de homicídio aumentou para uma proporção de 85/100.000 habitantes, em comparação com os outros municípios paraenses só perde para a região metropolitana de Belém.
Fica nítido, que todas as famílias de Altamira são atingidas por Belo Monte, caindo por terra a ideia de só apenas se atingido onde a casa irá alagar. Essa violência chegou com Belo Monte e assim como uma barragem é pra vida toda, a violência se não for tratada de forma preventiva só irá aumentar. Então por isso a importancia dos movimentos sociais levantarem a bandeira da PAZ com revindicações concretas. 

Mobilização: 
Boa parte do povo altamirese foi mobilizado pela internet, moto som, algumas emissoras abriram espaço para a Frente poder chamar a população, foram feitas várias reuniões com outras organizações que não compõem a Frente e conversas com várias pessoas. 

Grande Manifestação:
Cerca de 800 pessoas se Levantaram pela Paz em Altamira, várias escolas liberaram os estudantes e professores para participarem, alguns comerciantes liberaram os funionários, várias famílias de outros municípios participaram. O Ato percorreu as principais ruas de Altamira e durante o percuso as organizações fizeram agitação e propaganda (batuque, palavras de ordem, panfletagem, colaram cartazes). A caminhada parou no Ministério Público Estadual (MPE) e Superintendência da Polícia Civil, nestes locais foram protocolados a pauta com as reivindicações, que se resumem em implementação de políticas públicas para os adolescentes e jovens, a não criminalização dos movimentos sociais e a investigação dos R$100 milhões repassados à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEGUP) para melhorar a segurança na região. 

Processo de Lutas: 
Para as organizações que compõem a Frente Brasil Popular a grande manifestação pela Paz faz parte do processo de Lutas, que se fortaleceu na região desde junho de 2013, mas que agora começa a criar um corpo. O próximo passo será reunir com os senadores da república que virão a Altamira para fazer o acompanhamento das condicionantes de Belo Monte. 
Assim como a violência a Frente Brasil Popular discutirá, no próximo períoddo, com os povos do Xingu várias questões de interesse de tod@s, como: o Presal para a Educação, o Preço da Energia é um Roubo, Cultura Viva, Água e Energia nao são mercadorias, Reforma Agrária Popular, Reforma do Sistema Político, os Royalties de Belo monte, Reforma Urbana e Transporte Coletivo.