terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeito de Vitória do Xingu pode sofrer Cassação Hoje pelo TSE

De: Jornal AMATA

O Pleno do Superior Tribunal Eleitoral julgará nesta terça dia 04 agosto, na primeira sessão após o recesso das férias coletivas do Tribunal o processo de cassação do prefeito de Vitória do Xingu, no Pará. Se a Corte seguir o parecer da Procuradoria Eleitoral o mandado do prefeito será cassado pela justiça.


A defesa do prefeito não fez nenhuma contestação no processo de N.55547 que trata do assunto. Neste processo o prefeito é acusado de, na véspera do pleito eleitoral de 2012, entregar 900 tabletes a alunos da rede pública municipal de ensino.

Os Tabletes que induziram os alunos a votar no prefeito se estragam no galpão da SEMED e nos armários das escolas foto exclusividade que o portal do Jornal Amata teve acesso.

O município de Vitória do Xingu vive duas realidades uma de publicidade e alta promoção do executivo nos meios de comunicação de Altamira, para mostrar uma realidade e influenciar somente a população do município de Altamira e não se sabe qual objetivo desta campanha do Dr. Vandinho nas mídias televisiva, e outra falta de preparo e boa vontade com sua própria população que sofre com abandono nas áreas saúde e educação. A Escola Bom Jesus, não tem lavatório para os alunos, não têm banheiro decentes e fica ao ar livre e único que tem, é usado por todos, o lavatório não existe na escola. Sem mencionar que não têm água na escola e que socorre os alunos, é vizinho da escola, que fornece água aos alunos para beber.

A discrepância mostrada na mídia, com realidade maquiada e total falta de respeito com a educação do município e sua população. O conselho da merenda escolar reprovou as contas, porque o prefeito não da acesso a documentação para ser fiscalizado.
Por esta situação a sociedade bate constantemente `as portas do MPE/PA denunciando.

Tal fato influenciou no desequilíbrio eleitoral em favor do prefeito e candidato Erivando Amaral. O próprio secretário municipal de educação da época, Senhor Juca, revelou na justiça que a compra desses equipamentos foi superfaturada.
De acordo com o Relatório da Procuradoria Eleitoral "a presença de mais de trezentos pais de família em solenidade de entrega destes equipamentos é como se fosse boca de urna de graça". A cidade por ser pequena, a notícia se espalhou rapidamente pelos quatro cantos em benefício da candidatura de Erivando.

O autor da Ação, senhor Pretinho disse estar confiante na Justiça Eleitoral; "o prefeito estava com esses equipamentos e só entregou aos alunos na véspera da eleição com claro e total objetivo de ganhar votos". Além disso, existiu na cidade rumores de que o aluno que não fosse votar no candidato a prefeito Erivando, não ganharia o tablete. Isso foi como furação! Os próprios alunos foram aliciados com a oferta, chegando a transformar-se em "cabos eleitorais" na própria escola e também nas suas residências. "Isso é crime e tenho certeza que a Justiça Eleitoral punirá severamente estas condutas vetadas pela lei: Uso da máquina pública em benefício eleitoral e Abuso de poder econômico... Um verdadeiro estelionato eleitoral!"...

"A população está revoltada com tanto escândalo de corrupção noticiado pela mídia, fatos que envergonham o município! Com tantos escândalos, as pessoas sentem-se envergonhadas e evitam dizer que moram em Vitória do Xingu", afirma Pretinho.