terça-feira, 4 de agosto de 2015

ACABA DE SER APROVADO O AUMENTO NA CONTA DE ENERGIA NO PARÁ


 A ANEEL aprovou hoje (4/8) a revisão tarifária periódica da Celpa (Centrais Elétricas do Pará), concessionária que atende 2,1 milhões de unidades consumidoras localizadas em 183 municípios do Pará. Para os consumidores residenciais (Classe B1) o índice é de 6,29% e será aplicado na tarifa a partir de 7 de agosto de 2015.

   Os índices da revisão, por classe de tensão, foram:

Efeito médio por classes de tensão
Variação (%)
Alta tensão
(indústrias)
10,22 %
Baixa Tensão
6,30 %
Média
(Baixa e Alta Tensão)
7,47 %

Além do aumento da tarifa de energia elétrica esse mês continuará com a bandeira vermelha, o que significa que continuaremos pagando R$5,5 a cada 100kw consumidos, falando nisso desde o início do ano estamos na bandeira vermelha, segundo a Aneel isso significa que o governo está tendo que comprar energia das usinas térmicas, que têm o valor mais caro do que das fontes de hidrelétrica. Só é mais caro por que nas hidrelétricas não são somados os danos sociais causados pelos impactos das mega-usinas, como as de Tucuruí e Belo Monte.
As paraenses e os paraenses devem está se perguntando “égua se somos um dos maiores produtores de energia então porque pagamos o valor tão caro na conta?, bem, isso se deve porque o Pará faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), portanto, a má gestão que o PSDB fez em seus reservatórios em Minas Gerais, Paraná e São Paulo afetaram diretamente na geração de energia elétrica em todo o SIN, além do que no último plano de redução da conta de energia realizada pela presidenta Dilma em 2012 as Centrais elétricas do PSDB nos estados que eles gerenciavam cobravam uma valor mais caro.
Independente da Matriz energética, as contas só diminuirão se mudar o Modelo Energético brasileiro para que passe a ter controle popular com a Distribuição da Riqueza para a classe trabalhadora e não para os sanguessugas do capitalismo financeiro (rentistas e acionistas).


Entendam como funcionou o aumento na conta de energia: