sexta-feira, 4 de julho de 2014

Na Bolívia: Encontro Anti-Imperialista cria tese política sindical rumo ao Socialismo.


Fonte: Agencia Boliviana de Informações.

Os sindicatos, bem como organizações sociais e indígenas, em pelo menos 22 países, reuniram-se durante três dias no departamento boliviano de Cochabamba (centro) na Associação Encontro Anti-Imperialista Internacional, apresentando nesta quarta-feira (02) a tese política que propõe uma nova alternativa para a luta contra o capitalismo e o colonialismo e que orientada ao socialismo.

"A luta sindical contra o capitalismo só pode ser o socialismo do horizonte. A construção de um projeto alternativo que aborda o capitalismo só pode vir de setores populares organizados e, portanto, e na situação atual é o melhor projeto a ser executado", observou um fragmento de documento.

De acordo com esta tese, os setores, especialmente o popular, da classe trabalhadora atualmente é quem está sofrendo mais as consequências da crise do capitalismo, que é global, porque, ao contrário dos registrados nos séculos anteriores, este é estrutural, pois afeta o clima, a economia , produção de energia, instituições de água, alimentos e valores.

Esse documento afirma que o capitalismo tornou-se um "predador" da natureza, pois só tem interesse comercial para alcançar altas taxas de ganho financeiro.

Além disso, reafirma, assim como a Central Obrera (Trabalhadora) Boliviana (COB), em sua tese socialista de 1970,estão errados aqueles que argumentam que os sindicatos devem ser limitados a desempenhar o papel desindicalistas", ou seja, confinado à luta puramente econômica .

O presente transição requer uma coordenação de sindicatos, movimentos sociais, juventude, mulheres e comprometidos, “para a partir da defesa de processos de mudança, olhar para a construção do projeto político de libertação nacional e social de nossos povos", registrado nos últimos parágrafos da tese. 

Fonte: http://www.telesurtv.net 

#PátriaLivreVenceremos


Nenhum comentário:

Postar um comentário