sábado, 30 de março de 2024

Em Altamira-PA partidos se movimentam na reta final de filiação que encerra no próximo sábado (06)

Há uma semana de encerrar o prazo para as filiações partidárias, alguns partidos e federações eleitorais estão se mobilizandndo para a reta final do prazo mais importante para a montagem da chapa de vereadores.

Da esquerda para a direita: Thaís Nascimento, Vitoriano Bill e Diogo Pereira.
Eles pretendem lançar suas pré-candidaturas a prefeito/a até o próximo sábado (06).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quem pretende concorrer a uma vaga para vereador ou prefeito nas Eleições Municipais de 2024 deve ficar atento aos prazos previstos em lei. A interessada ou o interessado precisa estar filiado a um partido político e com domicílio eleitoral estabelecido na circunscrição onde pretende disputar o pleito até a data-limite de 6 de abril, ou seja, seis meses antes do dia da votação, marcada para 6 de outubro, em primeiro turno.

Desde a eleição de 2020 não é mais permitido constituir coligação para a eleição proporcional (cargos de vereadores e deputados), por isso cada partido ou federação devem formar a sua chapa própria com candidatos para concorrer a eleição para o cargo de vereador.

Com o fim coligação proporcional e o desafio de formarem chapas com até 16 candidatos, vários partidos e federações de Altamira lançaram e lançarão pré-candidaturas próprias para a Prefeitura de Altamira como forma de atrair a filiação de novas pessoas e fortalecerem as suas com mais pré-candidaturas para a eleição de vereador/a.


Vários partidos já lançaram os seus pré-candidatos/as a prefeito/a, são eles:

Josiane Araújo (PT), Raimundo Sousa (REDE), Claudomiro Gomes (PSB), Loredam Melo (PSD), Domingos Juvenil (MDB), Mázio (PL), Jorge Gonçalves (Podemos), Odileida Sampaio (Avante).


Além desses oito pré-candidatos/as à prefeitura de Altamira, até o prazo final de filiação partidária outros três partidos deverão lançar pré-candidaturas à prefeitura de Altamira, são eles:

  • Thaís Nascimento, que é advogada e atualmente vereadora lançará a pré-candidata pelo PDT;
  • Vitoriano Bill, que é coordenador do SINTEPP e do Movimento Salve Altamira lançará a pré-candidatura pelo PSOL e;
  • Diogo Pereira, que é engenheiro e empresário lançará a pré-candidatura pelo PRD.


Provavelmente após o dia 06 de abril serão 11 pré-candidatos a prefeito/a, sendo 3 mulheres e 8 homens. Serão políticos de carreira, empresários e lideranças sociais disputando o cargo mais importante do maior município do Brasil.


Continuaremos de olho nas movimentações dos próximos dias e semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário