sábado, 30 de março de 2024

A Ressurreição da Esperança

Que a esperança os encha de toda alegria e paz pela fé que vocês têm nele, para que transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. - Romanos 15:13

Vitoriano Bill é professor, poeta, escritor e líder sindical.


Nesta Páscoa, enquanto celebramos a ressurreição de Jesus Cristo, somos chamados a refletir sobre o poder da esperança em nossas vidas e em nosso mundo. A esperança não é apenas um conceito abstrato; é uma força vital que nos impulsiona a buscar a transformação social, a resistir às injustiças e a lutar cotidianamente por um futuro melhor, mesmo quando as adversidades parecem insuperáveis.

A esperança que professamos e acreditamos não é apenas uma palavra vazia, utilizada por maus políticos para manipular as massas em prol de seus objetivos individuais. É a esperança ensinada por Jesus Cristo, uma esperança que transcende o egoísmo e o poder, e que nos convoca a agir em solidariedade e amor ao próximo.

Nessa Páscoa, mais do que nunca, precisamos nos inspirar em exemplos concretos de esperança em ação. Pessoas como Daniela Silva, através do Projeto Aldeias, estão criando um impacto significativo na vida das crianças da periferia de Altamira. Ao investir na educação e no pertencimento ao território da Amazônia, ela está construindo uma corrente de proteção em torno da infância e do meio ambiente, mostrando que a esperança pode ser uma força transformadora, mesmo nas comunidades mais marginalizadas.

E em São Paulo, a maior cidade da América do Sul, o Padre Júlio Lancellotti é um exemplo vivo da esperança em ação. Por quatro décadas, ele tem sido uma voz de dignidade e compaixão para os que vivem em situação de rua, distribuindo alimentos, roupas e livros. Seu trabalho incansável é um testemunho vivo de que a esperança pode florescer mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

Diante desses exemplos inspiradores, também podemos vislumbrar a esperança em ação através de organizações como o SINTEPP ALTAMIRA, que lutam incansavelmente por uma educação pública e de qualidade, garantindo o acesso à escola para todas as crianças e adolescentes, e assegurando condições dignas de trabalho para os professores e demais trabalhadores da Educação. Essa luta não é apenas por direitos básicos, mas por uma sociedade mais justa e igualitária, onde o desenvolvimento humano seja uma realidade para todos.

Além disso, não podemos esquecer do Movimento de Mulheres, que há anos levanta a bandeira da saúde pública universalizada e da proteção contra a violência estrutural do patriarcado. Seu trabalho incansável tem salvado vidas e oferecido refúgio para aqueles que foram vítimas da opressão.

E o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é outro exemplo poderoso de esperança em ação. Organizando os moradores dos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUC) por condições dignas de vida, principalmente em relação ao abastecimento de água, e lutando pela reparação dos impactos causados pela barragem de Belo Monte, eles demonstram que a esperança pode ser uma força transformadora mesmo diante dos maiores desafios.

Em meio às incertezas e dificuldades do mundo moderno, essas histórias de esperança nos lembram que, mesmo nos momentos mais sombrios, há luz e possibilidade de mudança. Que neste domingo de Páscoa, possamos renovar nossa fé na esperança e nos comprometer a ser agentes de transformação em nosso mundo, seguindo o exemplo de amor e compaixão deixado por Jesus Cristo. Pois, assim como Ele ressuscitou, a esperança também pode ressurgir em nossos corações e em nossas ações, nos guiando para um futuro mais justo e compassivo para todos. Amém.

Por: Vitoriano Bill


Nenhum comentário:

Postar um comentário