segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

PSOL poderá ter candidatura a Prefeitura de Altamira em 2024

No útimo sábado (11) a Primavera Socialista, tendência interna do PSOL, se reuniu para avaliar a sua participação nos dois últimos processos eleitorais em Altamira-PA. 

Fonte: Redes Sociais

A avaliação é que o partido cresceu nas eleições de 2016 para a eleição de 2020, nesse período o partido  lançou pela primeira vez uma chapa para a Prefeitura, que foi encabeçada pela professora Dra. Ivonete Coutinho - a professora Netinha. O Sucesso também se deu na foramação da chapa para vereadores, em 2020 o partido dobrou a votação em relação a eleição de 2016, além ter o 4º candidato mais votado para a casa legislativa, com o professor Vitoriano Bill tirando 1388 votos. 

Os militantes também avaliaram ter sido positiva a eleição de 2022, o lançamento de candidaturas próprias de Altamira para as chapas de Deputado Federal e Estadual foram importantes para ajudar a manter um cadeira na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e fortalecer a votação e consolidação do partido na capital da Transamazônica. 

Mesmo diante dos grandes desafios da eleição de 2022 - como o uso do bilionário orçamento secreto para os partidos de centro direita e extrema direita - a campanha do PSOL foi importante tanto para as suas candidaturas internas, mas também no apoio as candidaturas do presidente Lula e senador Beto Faro. No 1° turno em Altamira os únicos partidos que apoiaram  abertamente as candidaturas majoritárias do PT ao senado e a presidência da república foram as candidaturas do próprio PT e as candidaturas da Federação PSOL e REDE. No 1° turno da eleição de 2022 o presidente Lula obteve 23.403 votos e o senador Beto Faro obteve 16.039 votos. 


Resultado e Saldo eleitoral da eleição de 2022

Na eleição de 2022 as candidaturas do PSOL ficaram em evidência em Altamira tanto na disputa para deputado federal como no estadual. Na disputa para deputado federal a Federação - considerada pelo grupo como a mais difícil - o PSOL e REDE coseguiram manter a votação do PSOL em 2018. Em 2022 a federação obeteve 2350 votos, destacando as votações de Jackson Dias (1.512 votos), Maial Kaiapó (339), Vivi Reis (338) e Marinor Brito (156). 

Já na disputa estadual houve vitórias importantes, além de ajudar na eleição da deputada estadual Lívia Duarte, em Altamira o partido ampliou a sua força política, em 2018 os candidatos do PSOL obtiveram 370 votos, já ano passado a votação cresceu dez vezes mais, destacando a votação histórica do Vitoriano Bill com 3.700 votos, representando 6,06% dos votos válidos. A candidatura do professor Vitoriano Bill foi a quarta mais votada para deputado estadual em Altamira, feito histórico para o PSOL no município. A título de comparação em 2018 a quarta candidatura para deputado estadual mais votada foi do João Batista do PT com 2.237 votos. 


Perspectivas para 2024

Por fim, foi avaliado também que algumas candidaturas a deputado estadual de ex-candidatos a prefeito e também de deputados estaduais - que estavam em mandato no ano passado - tiveram queda na votação. Somado a queda de votação de candidaturas da centro esquerda e centro direita, com o aumento da votação e fortalecimento do PSOL em Altamira, os militantes da Primavera Socialista definiram que apresentarão um nome ao PSOL para que o partido lance candidatura a Prefeitura para a proxima eleição.

De acordo com Lucas Moura - presidente municipal do PSOL - "no dia 18 de março o PSOL irá realizar uma plenária em Altamira, que contará com a participação do presidente estadual do partido e poderá contar com a presença da deputada estadual Lívia Duarte". Segundo Moura nesse dia também será discutido quem será o pré-candidato, e que ele terá como tarefa nos próximos meses conversar com todas as forças políticas de centro esquerda e centro direita para a construção de uma chapa majoritária que defenda os direitos do povo de Altamira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário