quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Famílias do Independente 1 em Altamira-PA iniciam 2020 com jornada de lutas por direitos.

Nessa terça-feira (21) cerca de 100 famílias da comunidade Independente 1, organizadas no MAB, realizaram uma jornada de Lutas no município de Altamira.
Essas famílias lutam para serem reconhecidas por Belo Monte, no entanto, a Norte Energia insiste em não reconhecê-las. 
A primeira parada foi no IBAMA, as famílias foram ao órgão licenciador de Belo Monte, no entanto, o órgão já está a mais de 1 ano sem um chefe do escritório regional de Altamira. Assim, atualmente não há um servidor responsável por atender as demandas dos atingidos por Belo Monte. Isso retrata o tratamento do atual governo com os atingidos por Belo Monte.
A segunda parada foi na Defensoria Pública da União (DPU), a defensoria marcou uma reunião com todas as famílias para a próxima sexta-feira as 16:30 horas na AMABJI para poder visitar a comunidade e tratar sobre as ações que a DPU entrou contra a Norte Energia. 
Depois as famílias seguiram na Prefeitura Municipal de Altamira, lá as famílias foram recebidas pelo prefeito que se comprometeu em reunir com as presidências do IBAMA e Norte Energia para negociarem um novo Termo de Compromisso para inserir as 370 famílias cadastradas pela Norte Energia da comunidade.
Para Edizângela Barros, da coordenação do MAB, "a Jornada de lutas foi muito importante e vamos continuar cobrando os órgãos e instituições responsáveis por violar os direitos dos Atingidos por barragens em Altamira, no Pará, na Amazônia , no Brasil e no Mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário