sábado, 29 de abril de 2017

Vejam como foi a Greve Geral na Transamazônica e Xingu

Ontem (28) aconteceu a manifestação nacional da Greve Geral no Brasil. Cerca de 35 milhões de trabalhadores não foram trabalhar. 
No estado do Pará mais de 50 municípios tiveram algum ato contra a Reforma da Previdência e Trabalhista. 
Manifestação em Altamira. 

Em Belém foram 40 mil trabalhadores nas ruas, Santarém reuniu 9 mil trabalhadores, em Marabá foram 4 mil, em Itaituba foram 700 trabalhadores. 
Na Transamazônica e Xingu, os municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Senador Jose Porfírio pararam. 
Em Altamira foram mobilizados milhares de trabalhadores e saíram as ruas cerca de 3 mil pessoas contra as reformas do presidente (golpista) Michel Temer. A mobilização foi realizada por mais de 30 entidades organizadas na Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e Centrais Sindicais. Participaram do ato trabalhadores da indústria madeireira, atingidos por Belo Monte, professores, estudantes, carteiros, bancários, comerciários, trabalhadores desempregados.
Manifestação em Altamira.

No município de Brasil Novo o prefeito Alexandre Lunelli (PT) decretou ponto facultativo, para que os trabalhadores pudessem participar da Greve Geral. Assim, cerca de 300 trabalhadores de Brasil Novo se somaram a mobilização em Altamira. 
Moradores de Brasil Novo na manifestação em Altamira. 

Em Medicilândia a Frente Brasil Popular, STTR, SINTEPP e outras organizações fizeram um trancaço na rodovia Transamazônica. Cerca de 300 pessoas participaram da mobilização. 
Manifestação em Medicilândia.
Fonte: Edimar (STTR).

Em Senador José Porfírio (Souzel), foi realizada uma caminhada que contou com a participação de pescadores, alunos, professores agentes de saúde, agricultores. A manifestação foi realizada por sindicatos, pastorais, colonia de pesca e cooperativas. 
Manifestação em Senador José Porfírio.
Fonte: Kalynne Nunes 


Impactos da Greve Geral

Segundo a nota da Federação do Comércio de São Paulo, o prejuízo para a categoria com a greve geral foi de R$5 bilhões em todo o Brasil. 
A rede Globo foi obrigada a cobrir a Greve Geral, mas foi desonesta ao divulgar, ficou claro no rosto dos apresentadores dos telejornais. O ministro da Justiça e o próprio presidente golpista falou que a Greve foi um fracasso. 
A Avaliação da Frente Brasil Popular é que essa foi a maior Greve Geral da História do Brasil, justamente no ano que completa 100 anos da primeira greve geral do Brasil. 

Clique aqui para ver o tamanho da GREVE GERAL em Altamira.