quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Belo Sun e SEMAS tentam enganar Atingidos para liberar projeto de Ouro no Xingu.

Hoje e amanhã (13) a Belo Sun e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS) estarão realizando oficinas na Volta Grande do Xingu e sede do município de Souzel (ou Senador José Porfírio) para enganarem os atingidos pelo projeto de mineração.
Foto: O mapa indica que os impactos da Belo Sun irão acumular com os impactos de Belo Monte.
Fonte: ISA

A empresa Belo Sun é uma empresa do Canadá e pertence ao grupo de banqueiros chamado Forbes e Manhattan que já investiu mais de R$3 bilhões em projetos no mundo. Esses banqueiros tem um projeto chamado "Projeto Volta Grande de Ouro", o objetivo é retirar cerca de 108 toneladas de ouro durante os 17 anos de projeto nas margens do rio Xingu para Lucrarem cerca de R$3,3 bilhões, menos de 15km da barragem de Belo Monte.
A Belo Sun pretendia que a Licença de Instalação (LI) fosse liberada em 2013, no entanto, por causa da resistência do povo indígena Muratu e dos trabalhadores de garimpos artesanais a Licença não saiu, durante os últimos três anos a Belo Sun vem intensificando o processo de criminalização contra os garimpeiros fazendo denúncias na polícia federal, acusando-os de garimpar sem licença. 
A BELO SUN JÁ COMETEU CRIME
Em audiência pública realizada pelo Ministério Público Estadual em janeiro de 2016 na vila da ressaca, que está na Área Diretamente Afetada (ADA) pelo projeto da Belo Sun, o servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) denunciaram que a Belo Sun comprou e continuava a comprar terras públicas diretamente dos pequenos agricultores, fato que é Crime. Mas passado um ano e não aconteceu nada com a empresa (clique aqui para ver a denuncia completa). 

O QUE O PROJETO DA BELO SUN TEM HAVER COM O ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM MARIANA?
Além disso o mesmo engenheiro (Samuel Loures) e mesma empresa (VOGBr) que atestaram a viabilidade da barragem de Fundão em Mariana, que depois desabou poluindo 600 km do rio Doce e matando 20 pessoas são os mesmos que fizeram o estudo geotécnico da barragem da Belo Sun.

LIBERAÇÃO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO
No último cronograma a empresa pretendia que a licença fosse emitida no último mês de 2016, mas não saiu. Agora a empresa e a SEMAS vão aproveitar a crise econômica (que a classe trabalhadora está pagando) para justificar a emissão da Licença de Instalação, e tudo indica que será já no final do mês de janeiro. 
Mas, 

RESISTÊNCIA 
No dia 11 de novembro de 2016 movimentos sociais e entidades sindicais realizaram em Altamira um Seminário (Veja como foi o Seminário) para discutir os impactos do projeto para a região, foi consenso na avaliação que a o tratamento da Belo Sun com os atingidos será pior do que o tratamento que a Norte Energia faz com os atingidos por Belo Monte. A Norte Energia já foi denunciada diversas vezes por violação dos Direitos Humanos. Na última checagem de de campo a da Comissão Nacional dos Direitos Humanos na região do Xingu no dia 11 de outubro a comissão recebeu denuncias contra a Belo Sun. Inclusive depois publicou uma nota contra as ações as atividades ilícitas da empresa canadense.

Vídeo retrata ameaças a comunidades da Volta Grande do Xingu

HISTÓRICO
A atividade garimpeira na volta grande do Xingu remonta a década de 1940, período de declínio da retirada da borracha na região, de lá para cá várias empresas atuaram na região, tem relatos de vários sumiços de garimpeiros, torturas, confronto com a Polícia e empresas de Jader Barbalho lucrando muito.