quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O que está em jogo em Altamira no Domingo?

Há quatro dias das eleições municipais a disputa em Altamira continua intensa, isso se deve a hegemonia dos dois grupos que, com os milhões de Belo Monte, governam os municípios de Altamira e Vitória do Xingu.

Além dos dois grupos eleitoreiros, há a candidatura de João batista que é militante do Partido dos Trabalhadores (PT). Considerado o Patinho feio da eleição municipal o pai do Davi tem ganhado corações e mentes durante a campanha, ele foi o primeiro candidato que a justiça declarou apto a concorrer a prefeitura mais disputada da região da Transamazônica e Xingu.
O atual prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, é um político consolidado a mais de 40 anos, ele foi cria da Ditadura Militar, inicialmente filiado ao partido da ARENA, mas fez carreira política no MDB sendo apadrinhado por Jader Barbalho e José Sarney. Esses dois e o afilhado foram diversas vezes denunciados por corrupção e uma série de outros crimes.
Do outro lado a Candidata Josy Amaral, faz parte do grupo liderado pelo seu marido, Vando Amaral, que foi eleito prefeito de Vitória do Xingu em 2012, mas se encontra afastado pela justiça, já foi condenado três vezes e está com os bens bloqueados pela justiça. O casal do PSB chegou a ir a São Paulo para participar do Ato em defesa do Golpe a democracia. O padrinho do grupo de Vitória do Xingu é o governador Simão Jatene (PSDB), este sempre ausente na região.
Durante todo o período de campanha os Grupos do PMDB e PSB (PSDB) se digladiam para ver quem vencerá a disputa pela Prefeitura de Altamira e ficará como prêmio de R$66 milhões de royalties de Belo Monte que Altamira receberá a partir de 2019 até 2045.  Esse recurso está sendo disputado pois não há regulamentação dessa compensação, portanto, o gestor público poderá fazer o que bem quiser, inclusive desviar.
Durante os últimos quarenta dias os dois grupos disputam de todas as formas quem vai ganhar a prefeitura, a última ocorrência foi o aparecimento em um dos carros da prefeitura de Altamira de jornais difamando a candidata Josy, no entanto, o motorista do carro denunciou a Polícia Civil e Federal que ele havia sido abordado por quatro homens armados, um deles o agrediu e outro jogou o material da candidata no carro da prefeitura. Dificilmente saberemos a verdade desse caso, bem como de outros que já apareceram.

Enquanto os dois grupos brigam pelos Royalties, o candidato João Batista faz a campanha de forma militante sendo apoiado por várias organizações como o Movimento de Mulheres Campo e Cidade (MMCC), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Casa de Educação Popular (CEP) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) além de ter como apoio o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Uma das propostas do João Batista é regulamentar os Royalties (30% para a Saúde, 20% para a Educação e 50% transformar em orçamento participativo).