quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

EUA: Socialista vence Clinton no estado de New Hampshire

Dia 08 de novembro ocorrerá a eleição mais importante do mundo, de fato quem assumir a mais famosa Casa Branca do planeta terá em seus domínios a maioria do capital financeiro e do poderio militar.
Bernie Sanders (Foto: Internet)

Antes do grande embate os partidos estão realizando as primárias, ou seja, estão tirando os delegados nos estados para credenciá-los na Convenção Nacional e então elegerem o candidato do partido.
Nos Estados Unidos ocorre a polarização no processo eleitoral, diferente do Brasil, onde partidos considerados pequenos conseguem influenciar a conjuntura, nos EUA os Partidos Democrata e Republicano disputam intensamente durante todo o processo.
Ontem (terça-feira) o estado de New Hampshire foi palco das primárias, do lado Republicano levou o ultra-direitoso Donald Trump e do lado Democrata que levou foi o autointitulado Socialista Democrata Bernie Sanders.
O Plano Político de Trump destaca a construção de um grande muro na fronteira dos país com o México, mais incentivos à indústria da guerra e combate a imigração ilegal. 
Já o plano do Socialista Sanders destaca o combate a influencia de Wall Street no financiamento de campanhas eleitorais; reduzir juros do cartão de crédito e taxas cobradas pelos bancos; universalizar o Sistema de Saúde e reformar a política do Banco Central para que ele passe a atender aos interesses do povo.
Com esse discurso Trump ganhou com 34%, o dobro de votos do segundo colocado John Kasich, governador de Ohio, que teve 16% e o terceiro foi Ted Cruz, governador do Texas, com 12%.
Sanders ficou com 60% dos votos enquanto Hillary Clinton ficou com 39%. 
A consulta interna aos Democratas e Republicanos em New Hampshire foi a segunda de uma série de 50, pois cada estado participará desse processo. A primeira foi em Iowa e o republicano Ted Cruz teve 28% do eleitorado enquanto que o multimilionário Trump teve 24% e o senador da Flórida, Marcio Rubio, conquistou 23%. Já no partido Democrata em Iowa houve, praticamente, empate técnico, com Clinton um pouco na frente.
Até junho os 50 estados já deverão ter feito as suas consultas, mas o que esses dois resultados evidenciam, é que além da polarização da eleição norte americana haverá uma disputa interna imensa dentro dos partidos, pois Trump não abre mão da candidatura, e no Democrata, Clinton, que tem apoio de Wall Street e Obama, agora sofre ameaça do democrata e socialista Sanders, este que está em crescimento nas pesquisas e na disputa interna, inclusive está ganhando milhares de adeptos na internet e dentro da Juventude, não é atoa que ontem teve 83% dos votos entre as pessoas com idade entre 18 a 29 anos. 
Ainda é difícil prever quem serão os candidatos que disputarão o trono do capitalismo, no entanto, com a ascensão de Trump e Sanders a conjuntura norte americana se acirra para uma grande disputa por dois projetos políticos totalmente diferentes. 
Se no Brasil em 2014, houve a  ruptura do contrato de conciliação, imaginem os EUA em um cenário pós eleição com esses dois candidatos. É fato que nessa conjuntura o Sanders é o melhor quadro para a Casa Branca, ainda mais em uma conjuntura que os EUA seguem desestabilizando países como a Argentina, Venezuela e Brasil. 
Pela importância que a eleição dos EUA tem é necessário ficarmos atentos para os próximos capítulos desse processo e sigamos torcendo para Wall Street ruir, pois isso significará menos especulação e mais distribuição de riqueza a Classe Trabalhadora, que quem de fato a produz.
Sanders um senhor de 74 anos ainda inspira os jovens a pensarem em um EUA sem desigualdades, inspira a juventude a debater Educação e Saúde Pública. No Brasil são poucos que tem essa capacidade, talvez, nem o Lula consiga mais inspirar tanta gente, como conseguiu fazer nas últimas quatro décadas. Talvez não seja só tarefa de Lula fazer isso, talvez a tarefa seja de toda a esquerda.
A tarefa de conquistar o Coração e a Mente da classe trabalhadora é da militância, é dos Marxistas, é dos Comunistas.  


Sites Consultados: