terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A Frente Brasil Popular foi lançada em Brasil Novo-PA

No último sábado (13) vários movimentos populares se reuniram em Brasil Novo para discutirem as demandas locais no grupo denominado Comitê em Defesa de Brasil Novo (CDBN).
Essa conversa foi importante pois a Frente Brasil Popular participou para fazer uma análise da situação atual do Brasil no Contexto da crise do sistema capitalista.
O Brasil Novo é um município de 22 mil habitantes segundo contagem da prefeitura, ele depende fortemente de transferência de recursos do governo federal principalmente via FPM, FUNDEB e Bolsa Família, outro fator importante é que a construção do único hospital do município está sendo com recursos do governo federal via PDRSXingu.
Então com esses elementos a FBP avaliou junto com o grupo de movimentos a importância do governo federal no município e por isso a importância da conjuntura nacional para os moradores de Brasil Novo.
O Militante da FBP, Flávio, falou da importância da criação da Frente e o protagonismo dela perante a conjuntura nacional do ano passado.
Para o Militante da FBP, Fábio Barros, o Brasil está sofrendo com a crise do sistema capitalista que iniciou em 2008, mas o resultado atingiu o Brasil a partir de 2014. Somando com essa crise econômica houve a ofensiva do Judiciário com a Grande Mídia contra os setores progressistas, além do fraco diálogo do governo federal com a sociedade contribuindo para a grave crise política.
O cenário projetado para 2016 é que será um ano muito intenso de disputas nas ruas, e que será importante a atuação da Frente Brasil Popular, por esse motivo um dos principais objetivos da FBP nesse período é chegar em todos os estados do Brasil e em todos os municípios. 
A militância que reuniu em Brasil Novo gostou muito da intervenção feita pela FBP no município, como encaminhamento ficou marcada nova reunião para o dia 27 de fevereiro, para discutir questões operativa e as Lutas de Março na região.