segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cerca de 62 pessoas ganham mais que a metade da população mundial

De acordo com a organização não governamental Oxfam, a riqueza acumulada por 1% da população mundial superou a dos 99% restantes em 2015. O relatório divulgado pela ONG informou que “o fosso entre a parcela dos mais ricos e o resto da população aumentou de forma dramática nos últimos 12 meses”.
A Belo Sun é uma empresa mineradora que pertence ao banco Forbes e que pretende minerar e enriquecer os bolsos dos acionistas com a lavra de ouro na região da Volta Grande do Xingu. 

A estimativa é que apenas 62 pessoas tenham tanto capital quanto a metade mais pobre do mundo. Há cinco anos, a mesma parcela era equiparada a 388 pessoas. A intenção da Oxfam é chamar a atenção de líderes políticos e representantes de empresas que participarão do Fórum Econômico Mundial de Davos nesta semana.
Para se ter uma ideia do poderio norte-americano, segundo a FORBES os Estados Unidos (EUA) é a nação que possui 7 entre as dez pessoas mais ricas do mundo. Das 62 pessoas mais bilionárias do mundo os EUA é a nação de 29 delas.
Ou seja, quando se falam que os EUA é um país imperialista, levem a sério, pois a concentração da riqueza dos americanos bem como dos outros bilionários são controladas pelas Bolsas de valores americana, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial.
É preocupante que a riqueza está cada vez mais concentrada nas mãos de poucos, são os grupos do meio-técnico-científico-informacional que detém a grande fatia desse bolo, e os trabalhadores são cada vez mais explorados com a violação dos Direitos essenciais.

O sistema capitalista está em sua pior fase, pois a especulação e o rentismo estão gerando milhões de desempregos pelo mundo e pressionando cada vez mais a destruição do Meio Natural.