segunda-feira, 20 de julho de 2015

Atingidos por Belo Monte realizam 1ª Noite Cultural no Jatobá

No dia 11 de julho (sábado) o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Associação das Famílias Moradoras do Jatobá (AFAJA) realizaram a 1ª Noite Cultural no bairro. Cerca de 1000 pessoas prestigiaram o evento.
Grupo de Dança "Rosa dos Ventos".

O bairro Jatobá é um dos cinco Reassentamento Urbano Coletivo criado pela Norte Energia (dona de Belo Monte) para as famílias atingidas pelas barragens no rio Xingu. No bairro foram construídas cerca de 1100 moradias, todas do mesmo tamanho para as famílias que moravam as margens do igarapé Ambé.
Edizâgela Barros, militante do MAB, destaca que "vários problemas que nós tínhamos no baixão ainda continuamos tendo, pois aqui no Jatobá falta água, o fedor das fossas é grande, a energia é muito cara, e em vários aspectos as condições até piorou pois o transporte ficou mais difícil e mais caro, o bairro ainda não tem nem CEP, a violência está aumentando, não têm agência bancária próxima pra recebermos o bolsa família e uma série de problemas".
Para Alacídia, representante da AFAJA "mesmo saindo do baixão continuamos com muitos problemas estruturais, por isso foi criado a associação, que por sinal não tem  qualquer influencia da Norte Energia, de vereadores ou prefeitura, decidimos nos organizar para poder Lutar por mais direitos". 
"Hoje estamos realizamos a 1ª Noite Cultural para poder reunir a comunidade e cada um se conhecer mais um pouco, já que Belo Monte foi um rolo compressor que fragmentou as comunidades, essa festa simboliza além de um espaço cultural construído pelas próprias famílias também representa a retomada das Lutas dentro do bairro" completou Alacídia. 
A noite contou com vários grupos de dança, entre eles o Tradição Esperança do Jatobá e o Explosão Novo Horizonte.
A organização da Noite Cultural não vendeu bebidas alcoólica e foi vendido comidas típicas para arrecadar fundos para pagar o empréstimo feito pela AFAJA para se registrar. 
Além da Noite Cultural o MAB e a AFAJA conseguiram conquistar recentemente que os terrenos de esquina de cada rua fossem liberados para comerciantes (cerca de 110 comerciantes) que estavam nos baixões e não mais (como queria a Norte Energia) que esses terrenos fossem vendidos para grandes comerciantes. 
Outra conquista dessa parceria foi a de um mercadão (feira) para a comunidade, a Norte Energia já contratou uma empresa para dar início a construção desse espaço para as famílias poderem vender seus produtos. 

Mais foto:
Grupo de Dança "Tradição Esperança do Jatobá".