domingo, 9 de novembro de 2014

REFORMA POLÍTICA: Xingu Luta por Plebiscito Constituinte no dia 13.


O Comitê regional Xingu do Plebiscito Constituinte voltou a se reunir para avaliar o Plebiscito popular e planejar os próximos passos para a Campanha da Reforma Política.



Durante a plenária foi apresentado oficialmente o resultado do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político que aconteceu durante os dias 01 a 07 de setembro em todo o Brasil e que coletou 7.754.436 votos.
O comitê Xingu é composto por representações de 5 municípios ( Placas, Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu e Anapú) que somados conseguiram coletar 3.826 votos.
Altamira foi o município que coletou mais votos (1839), depois foi Placas (705 votos), em seguida foi Brasil Novo (680 votos), o quarto foi Anapú (333 votos) e Vitória do Xingu teve (269 votos).
Nesses cinco municípios os debates e coletas de votos ocorreram em escolas, universidades, praças, feiras, bairros periféricos, igrejas e ajudaram a fortalecer a Frente que vem se desenvolvendo na região desde as mobilizações de junho de 2013.
Para Claret Fernandes, militante do MAB, “estamos em tempo de prorrogação, as organizações construíram o Plebiscito Popular e a presidenta Dilma deu resposta positiva, agora a presidenta precisa ser mais incisiva e se alinhar mais com as Organizações, e estas continuarem a ocupar as ruas para pressionar o Congresso a aprovar essa Consulta Popular.”
Diego Wiliam, militante da UJS, pontuou a ausência da participação da grande mídia no debate da Reforma Política.
Roberley Fontenele, militante do Levante Popular da Juventude, pontuou que o próximo passo é levar o resultado do Plebiscito Popular para os locais onde foram coletados os votos e ampliar mais o debate sobre a Reforma Política em todos os espaços.
Braz Teixeira, militante da Comissão Justiça e Paz, disse que em Brasil Novo o que deu muito certo no debate e coleta de votos foram os encontros de grupos de famílias nos travessões e na sede do município.

Encaminhamentos:

Entre os dias 09 a 15 de novembro devem ocorrer ações em todo o Brasil para defender a Reforma do Sistema Político através do slogan “Plebiscito Constituinte Agora é Oficial”, deste modo foi tirada a data 13 de novembro (quinta feira) para as ações serem mais enérgicas (de ruas), e o comitê regional decidiu por concentrar a ação em Altamira na quinta feira (13) as 08:00 horas, falta confirmar o local de concentração do ATO.
É importante ter a clareza que a Reforma Política é uma demanda do Povo, portanto, todas as organizações que representam as trabalhadoras, trabalhadores, Juventude, Estudantes, Associações de bairros... devem se somar a essa Luta.

O panfleto utilizado para ser entregue a população é o modelo nacional que foi repassado na última semana pelo comitê nacional da campanha, agora é importante imprimir esse material para ficar pronto no dia 13, por isso, o Comitê regional está pedindo ajuda para a Impressão desse material para que ele saia do computador e cheguem às mãos do Povo, nesse sentido, qualquer ajuda será bem vinda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário