terça-feira, 13 de maio de 2014

OCUPAÇÃO DOS PESCADORES NO KM 18: UMA LUTA POR DIREITOS!

Foto: Felype Adms



Os pescadores ocuparam ontem as proximidades da agro vila Leonardo da Vinci (KM 18 Altamira - Belo Monte), para pressionarem a Norte Energia a atender a pauta de reivindicação que já se alastra por três anos, o principal ponto é a compensação pelas percas financeiras de suas atividades produtivas!!!
Na ocasião houve conflito intenso entre pescadores e FORÇA de Segurança NACIONAL, pois os trabalhadores da pesca estão EXTREMAMENTE revoltados com o tal do "Progresso" que não os beneficiou foi queimado um onibus da empresa Transbrasiliana (terceirizou onibus para a CCBM), queimaram a guarita, a Força interviu utilizando de balas de borrachas e bombas, mas os pescadores não dispersaram inclusive revidaram com pedras e paus!!! A força Nacional teve que recuar e chamar a Polícia Militar (Tropa de Choque) para minimizar os ânimos!!!
Esse Cenário mostra o quanto a força do capital é imundo, pois a Norte Energia é uma empresa que vai lucrar algo em torno de R$100 MILHÕES nos 30 anos da venda de energia de Belo Monte, vai lucrar em cima de conflito dos trabalhadores da região seja a exploração dos trabalhadores dentro dos canteiros de obras, seja por catalizar o confronto entre trabalhadores (pescadores) contra trabalhadores (Força Nacional e Militares)!!
A pressão do capital é tão grande que nesse cenário de Belo Monte os trabalhadores são obrigados a ser confrontarem para garantir o Lucro das grandes empresas!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário