sábado, 8 de março de 2014

O dia da mulher "Padrão Globo."



Hoje a programação da rede globo será apresentada por mulheres, seja nos programas, seja em jornais, inclusive a apresentadora do jornal hoje falou que “pela primeira vez o jornal nacional será apresentado por duas mulheres”. Será que são tempos de novas mudanças? Será que o ex-braço direitasso da Ditadura realmente abraçou a luta de classes e resolveu de fato pautar as contradições de gêneros?  
 
Fonte: https://www.facebook.com/MargemEsquerda001

Só que não, ora o jornal nacional perdeu 8% de audiência entre 2013 e 2012, e nem foi porque os usuários de televisores mudaram para outro canal, e sim porque desligaram a televisão para usar a internet, segundo o Ibope os brasileiros passam diariamente de segunda a sexta-feira três horas e trinta e nove minutos, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e vinte nove minutos), ao rádio (três horas e sete minutos) e aos jornais impressos (uma hora e cinco minutos).

Talvez a maior empresa de comunicação brasileira (que está sendo acusada de sonegar cerca de R$ 1 Bilhão, a grande parte por causa de falcatruas dos direitos de transmissão da copa do mundo de 2002) já esteja em decadência, e essa medida é o último suspiro para tentar atrair as mulheres, que historicamente foram tratadas como subservientes aos homens seja através do fundamentalismo religioso, seja pelo sistema econômico capitalista, que por muito tempo proibiu as mulheres de praticarem esportes olímpicos, de desenvolverem atividades intelectuais, de trabalharem fora de casa, de votarem e ser votadas, e que por muito tempo as mulheres sofrera pressão para ficarem dentro de casa, parindo e criando a molecada, pressionadas a somente elas executarem o trabalho doméstico. Talvez a rede globo ainda pensa que as mulheres deveriam ou que ainda estão presas dentro de casa, pois só isso justifica a emissora colocar apenas hoje, dia internacional da mulher, a programação toda apresentada por mulheres, isso não sensibiliza mais ninguém, hoje a mulherada tem maior liberdade de escolha e de pensamento, as condições são um pouco melhores do que na época que a rede globo propagava a caça as mulheres comunistas, mas temos que avançar muito, principalmente no combate a violência contra a mulher e no debate sobre o Aborto, pois a cada ano 1 milhão de mulheres abortam  clandestinamente e a cada dois dias uma mulher morre por causa de aborto inseguro. Ainda tem as mulheres que trabalham e ganham menos que os homens para exercerem a mesma função e mulheres que sofrem pressão para praticarem o consumismo.

A luta pelos direitos das mulheres está avançando, muito pelo fato de alguns movimentos sociais terem inserido a luta Feminista em sua organicidade, os desafios são grandes, as mulheres só conseguirão fortalecer e avançar se ocorrer mudanças estruturais no sistema político-econômico vigente. O capitalismo faz mal para as mulheres! Quanto a rede globo, não é fazendo uma homenagem no dia internacional das Mulheres que ela vai limpar o seu passado e presente maculada pela criminalização das Comunistas e das mulheres que compõem os Movimentos Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário