sábado, 26 de outubro de 2013

ENEM 2013 Teve sua primeira fase aplicada hoje





A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi realizada hoje em todo o Brasil, ao todo se inscreveram 7,1 milhões de estudantes, que fizeram a prova para utilizar a  nota como método de conclusão do ensino médio, concorrer ao SISU ou PROUNE ou para concorrer ao programa Ciências sem Fronteiras.
Conteúdo: O ENEM vem evoluindo quanto a exigência de disciplinas decorativas, nos Eixos de Ciências Humanas e da Natureza (aplicados hoje) foi explorado interpretações de textos relacionados com o modo de produção, Energia Renováveis, Revoluções Sociais, ou seja, temas bem políticos, talvez alguns elaborados após as mobilizações de ruas em Junho.
Crítica: Esses textos são importantes, no entanto, essa é uma “prova paliativa”, pois não reflete a metodologia de ensino aplicado no Brasil, pois as escolas ainda trabalham muito com a questão do “decoreba”, não é trabalhada uma educação crítica, as aulas feitas pelos professores são textos com análises superficiais, e quando os alunos vão fazer a prova do ENEM o texto ganha uma complexidade, são análises mais profundas, pois não é perguntado “como” os eventos ocorreram e sim o “Por que”!
Amanhã haverá a aplicação da segunda parte do ENEM e será os Eixos de Linguística, Matemática e Redação. A prova será de 12horas as 17:30 horas (horário de Altamira). A recomendação é que os candidatos escrevam primeiro a Redação, e que levem em média 45 minutos para disserta-la.
REDAÇÃO: Considerando que o Tema da Redação não pode ser Regional, então podemos chutar alguns:

·         Crise na Europa (Grécia, Espanha e Portugal)
·         Copa do Mundo;
·         Reforma Política;
·         Energias Renováveis (Hidrelétricas);
·         Relações de Produção;
·         BRICS (Inserção da Africa do Sul);
·         Espionagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário