segunda-feira, 5 de junho de 2023

MAB reúne dezenas de lideranças atingidas por Belo Monte em Altamira-PA

Enquanto o Ibama analisa o pedido de renovação da licença de operação da hidrelétrica de Belo Monte, os atingidos denunciam que há uma série de direitos que precisam ser reparados. Esse foi o sentido do Encontro "Direitos das atingidas e atingidos por Belo Monte: lutas, conquistas e desafios frente ao vencimento da licença de operação", que aconteceu em Altamira (PA) na semana passada. 

Foto: Momento de elaboração da pauta das atingidas e atingidos por Belo Monte


No primeiro dia do encontro os atingidos organizaram sua pauta, relembraram a história de lutas e conquistas na região e receberam companheiros de outras organizações para fazer uma análise da realidade.
Foto: Mesa de análise da conjuntura com as presenças de José Hereira do Ledtam/UFPA, Léo Xipaya da Federação dos Povos Indígenas do Médio Xingu, Elaine Melo do SINTEPP e Iury Paulino da coordenação nacional do MAB.


Na manhã seguinte os atingidos apresentam sua pauta para o Ministério Público Federal (MPF) e construíram o seu plano de ações para as próximas semanas. 
Foto: Presença de Igor Monteiro do Ministério Público Federal


Entre os problemas denunciados, há os impactos na pesca e na qualidade da água do Xingu e a falta de políticas públicas na cidade e nas áreas ribeirinhas.

Foto: Pescadora Divina Feitosa, moradora da ilha dos Araras, denunciando a diminuição da reprodução dos peixes e poluição da águas do rio XIngu na área do Remanso do lago. 


Já em relação ao plano de ação os atingidos afirmaram a importância de participarem da cúpula dos presidentes da república que ocorrerá em agosto em Belém, se organizarão para pariciparem da COP 30 em Belém e também que nas próximas semanas irão intensificar as mobilizações e articulações para reunirem com o IBAMA, DNIT e Prefeitura Municipal de Altamira, para que esses órgãos possam receber a pauta com as demandas das famílias atingidas. 


Foto: Encerramento do encontro 



Nenhum comentário:

Postar um comentário