quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Servidores do IBAMA, PM e Bombeiros sao impedidos de sair do Mocotó.

Fiscais do IBAMA, militares do Corpo de Bombeiros e Policiais Militares estão impedidos de saírem da comunidade Mocotó no município de Senador José Porfírio.

Segundo o relato de alguns moradores, os fiscais do IBAMA e os militares foram interditar dois postos de combustíveis irregulares na comunidade. 
No entanto, os moradores cortaram a energia do posto, obstruíram a estrada e pontes de acesso a comunidade impedindo assim o retorno dos servidores públicos para Altamira.

A comunidade Mocotó fica distante 70km da sede de Altamira. Segundo os relatos de alguns moradores da Volta Grande do Xingu, a criação a vila Mocotó foi insentivada pelo atual prefeito de Senador José Porfirio, Dirceu Biancardi (PSDB) para povoar essa parte do município, que fica descontinuo da sede municipal.

Segundo os mesmos moradores o interesse do atual prefeito é consolidar a área do Mocotó para poder receber mais impostos e taxas da mineradora canadense Belo Sun, que pretende se instalar na região para retirar 108 toneladas de ouro.
Essa região do Mocotó é um dos locais de grandes conflitos na região amazônica e sofreu com o aumento do desmatamento, focos de incêndios e de garimpos ilegais.
Isso somado as invasões as terras indígenas e Unidades de Conservação.