sábado, 21 de julho de 2018

Em Anapu-PA, acontece a 13ª Romaria da Floresta

A Romaria da Floresta acontece entre os dias 19 a 22 de julho no município de Anapu-PA.

Por: Rafael Zãn/MAB
Na manhã dessa sexta (20) deu continuidade a 13° Romaria da Floresta em Anapu.

A alvorada começou na madrugada, às 4 da manhã, com uma mística, relembrando os últimos dias da irmã Dorothy. Logo em seguida, saímos em caminhada, procissão, nas ruas da cidade cobrando justiça pelas vítimas que foram assassinados por necessitarem de um pedaço de terra.
"Vivemos em uma sociedade desigual, onde uns tem tantos e outros nada, e quem luta por um pedaço de terra aqui é brutalmente assassinado e esquecido pela justiça, estamos numa conjuntura que os trabalhadores e lideranças são perseguidos, é injusto o que estão fazendo", afirma Edizângela Barros, do MAB.

Durante a Romaria, paravamos nos locais em que os trabalhadores perderam a vida, relembrando que esses trabalhadores têm voz, temos que ser a voz dos que se foram, dos que estão presos.
A primeira parada relembrou o local onde Edinaldo Moreira, "lourinho" foi morto, no dia 5 de julho de 2015, Edinaldo pleiteava uma terra no lote 83. A segunda parada foi Jesumar Batista Farias, assassinado dia 23 de agosto de 2018, foi apoio para o grupo do lote 83. A terceira parada foi para Hércules Souza, 17 anos, assassinado no dia 10 de outubro de 2015. A quarta parada lembrou José Nunes, "Zé da lapada", assassinado dia 27 de outubro de 2015. A quinta parada lembrou Valdimir dos Santos, "muletinho", assassinado em 9 de janeiro de 2018.
"Temos que ser firmes, estamos aqui nessa luta juntos, porque juntos somos mais fortes, plantamos a semente para que floresça, isso é essencial para a classe trabalhadora, em Altamira estamos em resistência no Ibama, lutando para que o povo do independente I tenha moradia digna, é do lado do povo que estamos, do lado dos oprimidos", afirma Jhonatan Ferreira, da juventude do MAB.
Essa terra chora, porém mantém viva a lembrança, a memória das vítimas mortais que se foram, mas deixaram um legado, o legado da luta.