quarta-feira, 31 de maio de 2017

Movimentos sociais do Xingu culpam governo do estado por chacina em Pau D'arco

O PSDB é responsável por mais uma chacina de trabalhadores rurais no Pará. 
Os movimentos sociais e sindicatos da Transamazônica e Xingu, organizados na Frente Brasil popular, denunciam que a chacina no município em Pau D'arco no estado do Pará, que culminou na morte de 10 trabalhadores rurais, é culpa do governo do estado do Pará governado pelo Simão Jatene (PSDB).



Leia a carta denuncia na íntegra:

Frente Brasil Popular da Região Transamazônica e Xingu
Nota de Repudio
Passados 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás e 12 anos do assassinato da Irmã Dorothy Stang o Estado do Pará se encontra envolto em mais uma chacina de trabalhadores rurais por conflito de terra. Desta vez 10 trabalhadores – sendo 9 homens e 1 mulher – foram assassinados pela policia civil e militar do Estado no município de Pau D’arco, região próxima de Redenção. Só neste inicio de 2017 já são 12 trabalhadores e trabalhadoras  assassinados.
Diante de tamanha violência contra trabalhadores e trabalhadoras rurais cometida pelo Estado Brasileiro, e particularmente pelo Estado do Pará, que não reconhece o direito à terra a milhões de trabalhadores, nós entidades que compõem a FBP da região da Transamazônica e Xingu, repudiamos mais essa chacina e exigimos das autoridades que prendam, julgue e condene todos os responsáveis por essa tragédia que golpeia a dignidade humana das famílias que lutam por terra e por justiça social neste Estado. Mais uma vez a força do latifúndio, com o apoio do Estado através de suas policias, mancha de sangue a nossa terra e a nossa história.
A região da Transamazônica e Xingu que já foi palco de diversos crimes ligados à questão da luta pela terra convive hoje com alarmantes índices de violência urbana como consequência da construção da barragem de belo monte, além de todas as outras formas de violência que atingiram e continuam atingindo milhares de famílias que diariamente têm seus direitos negados pelo Estado e pelas empresas representantes dos interesses do grande capital nessa região. Não podemos nos calar diante de tamanha violência, omissão e impunidade que têm sido a marca dos governos do PSDB e que tem colocado o Estado Pará nas piores estatísticas de violência no campo e na cidade no cenário nacional e internacional.
Exigimos que o governador Simão Jatene seja responsabilizado pela morte de todos os trabalhadores assassinados assim como todos os envolvidos diretamente nesse massacre.
Nos unimos em solidariedade a todos os familiares dos trabalhadores assassinados nesse momento de extrema dor e revolta e continuaremos nossa luta pela concretização de uma sociedade justa e solidaria ao mesmo tempo que fazemos memória de todos que tombaram sob a violência do latifúndio e do Estado.
Abaixo, os nomes das 10 vitimas do latifúndio paraense:
Oseir Rodrigues da Silva
Nelson Souza Milhomem
Wedson Pereira da Silva
Wclebson Pereira Milhomem
Jane Julia de Oliveira
Bruno Henrique Pereira Gomes
Hércules Santos de Oliveira
Regivaldo Pereira da Silva
Ronaldo Pereira de Souza
Antônio Pereira Milhomem

Secretária Operativa.
Altamira - Pa, 30 de maio de 2017.