quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A Tarefa de Flávio Dino é maior do que ser Presidenciável em 2018.

Ontem o jornal EL PAÍS publicou em seu site a reportagem com o título "De olho na rápida ascensão de Flávio Dino, PCdoB mira presidência em 2018", o texto trouxe alguns feitos do ex-juiz e governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) a frente do estado desde 2014 e também o posicionamento da presidenta nacional do PCdoB, a Deputada Federal por Pernambuco Luciana Santos.
Fonte: Instituto Lula

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completará 95 anos em 2017, ano do centenário da Revolução Russa, e foi o único partido que apoiou o Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989, na primeira eleição do ex-presidente Lula, mas que ver diante da crise da esquerda no Brasil e por outro lado da ascensão de Flávio Dino (como articulador) uma oportunidade de lançar um candidato ou candidata para presidência da república em 2018.

Presidenciáveis para 2018

O Flávio Dino já se posicionou publicamente ter interesse a reeleição ao governo do estado, no entanto, seu nome está sendo avaliado pelo partido junto com nomes como a da Deputada Federal pelo Rio de Janeiro Jandira Feghali, da Senadora pelo Amazonas Vanessa Grazziotin e do ex-ministro quatro vez nos governos Lula-Dima Aldo Rebelo (que assumiu a presidência da república entre os dias 12 e 13 de novembro de 2006, por ocasião da viagem do então presidente Lula a Venezuela e do internamento do então vice-presidente José Alencar nos Estados Unidos, Aldo era o presidente da Câmara Federal).


1ª Vitória de Dino no Maranhão

A primeira Vitória de Flávio Dino no Maranhão foi conquistar o governo do estado (sem o apoio de Lula ou Dilma) frente aos 50 anos acumulados pela família Sarney de poder no estado do Maranhão, acumulados através da força da Ditadura militar entre os anos de 1964 a 1985. José Sarney saiu da ARENA (partido da Ditadura) e foi para o PMDB (partido conivente com a Ditadura) sendo eleito vice-presidente do Brasil em 1985, mas com a morte do presidente eleito Tancredo Neves, Sarney assumiu a presidência do Brasil no mesmo ano.

2ª Vitória de Dino no Maranhão

Flávio Dino e Ciro Gomes durante o Lançamento da Rede pela Legalidade.
Fonte: http://diegoemir.com/2016/11/flavio-dino-pode-concorrer-ao-cargo-de-vice-presidente-em-2018-na-chapa-de-ciro-gomes/
Fica claro a força da família Sarney no Maranhão, mesmo assim sobe a liderança de Flávio Dino em 2016 o PCdoB conquista a segunda maior vitoria sob o Clã Sarney. Nas Eleições municipais de outubro de 2016 dos 217 municípios o PCdoB lançou 103 candidaturas (recorde no estado) e deste elegeu 46 prefeitos, em 2012 o partido elegeu 5 prefeitos. Assim, Dino (que tem 61% da aprovação do mandato) elegeu 41 prefeitos a mais pelo PCdoB no Maranhão acompanhado pela façanha de Ciro Gomes que elegeu 42 prefeitos a mais pelo PDT no Ceará, os dois se configurando como as grandes lideranças da esquerda no Nordeste juntos com o Jaques Wagner ex-governador da Bahia pelo PT.

PCdoB aumenta o Número de Filiados

Essa segunda vitória no Maranhão foi importante para o PCdoB aumentar o número de filiados, em 2016 o partido filiou mais de 22 mil pessoas em todo o Brasil, passando a ter 400 mil filiados, se aproximando um pouco mais do PT que tem 1.763.993 de seguidores. No Maranhão o PCdoB tem 26.582 filiados, já o PMDB continua sendo o maior partido no estado com 50.180 filiados.

A Tarefa de Flávio Dino é maior que ser Presidenciável em 2018

Essas duas vitórias importantes de Flávio Dino no Maranhão o credenciou para ser um dos principais articulistas na política na região Nordeste sendo ele importante no enfrentamento contra o Golpe (mesmo Dilma não apoiando ele em sua eleição) e contra a PEC55 (que vai parar o o Brasil nos próximos 20 anos). No entanto, o PMDB (apoiado por vários setores) deu o Golpe e aprovou a PEC55, por isso o PMDB tem que ser derrotado é na base, não adiantando qualquer candidato da esquerda chegar a presidência e o PMDB continuado dando as cartas no cenário nacional.
A figura mais expressiva do PMDB Nacional continua sendo o José Sarney, pois é a fonte mais confiável (conselheiro) de Romero Jucá, Renan Calheiros, Fernando Collor e Jader Barbalho. Ou seja, ele é o principal alicerce dos figurões que metem a mão no dinheiro público e que sustentam o presidente Temer.
Por isso é importante que Dino consiga uma terceira vitória sobre os Sarney, que no caso seria a sua reeleição e a eleição de deputados e senadores. Essa 3ª vitória no Maranhão significará uma grande derrota ao PMDB e também impulsionará os estados mais próximos da Região Norte (Pará) e do Nordeste a começarem a expurgar os políticos do PMDB.
Mas a tarefa não será fácil, como já não vem sendo, para ter sucesso no cenário nacional o governador Flávio Dino (que não aparece em delações da Lava-Jato) precisa continuar fazendo uma boa gestão e marchar junto com os movimentos populares na Luta contra o Golpe.

Para chegarmos a 2018 é preciso vencermos em 2017.

Para os trabalhadores chegarem com alguma condição de vencer as eleições de 2018 é preciso pensar em 2017, o próximo ano que já começa a partir da semana que vem será de acirramento da Luta, as contradições estão postas, "o Temer corta o investimento da Juventude e dos trabalhadores, em contra partida enche o avião de sorvete para Michelzinho comer até pegar diabetes".
Por isso a única alternativa para 2017 é lutar pela bandeira das DIRETAS JÁ, pois o PSDB já ameaça abandonar o Temer e tirá-lo da presidência, pelo que parece isso acontecerá depois da votação da Reforma da Previdência, mas tudo pode acontecer no país da Lava Jato.
O PSDB é o pai e a mãe do Golpe no Brasil, e conta com a ajuda da rede Globo e parte do judiciário (todos financiados pelos capitalistas dos Estados Unidos que querem o Petróleo brasileiro), de acordo com a Frente Brasil Popular para os trabalhadores começarem a virar esse jogo é fundamental intensificar as lutas já a partir de janeiro pressionando os vereadores nas câmaras municipais contra a Reforma na Previdência e Lutar pela DIRETAS JÁ, a figura que continua aglutinando ainda é do Lula, por isso, não há tempo para vacilo, em 2017 a Luta é pela saída da Crise (dos capitalistas) com a eleição de Lula nas "Diretas Já" para que a Democracia seja restabelecida para que em 2018 seja possível uma vitória permanente aos trabalhadores.


REFERÊNCIAS:

De olho na rápida ascensão de Flávio Dino, PCdoB mira presidência em 2018. EL PAÍS. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/20/politica/1482245070_973237.html
Divulgação de Resultados de Eleição. TSE. Disponível em:
http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html
Flávio Dino tem 61% de aprovação, mostra pesquisa do Instituto Exata. Portal Vermelho. Disponível em:
http://www.vermelho.org.br/noticia/291426-1
Raio X das Eleições 2016. UOL Eleições. Disponível em:
http://www.uol/eleicoes/especiais/raio-x-2016-1-turno.htm#raio-x-performance-dos-partidos-prefeitos
Relação de Filiados. TSE. Disponível em:
http://www.tse.jus.br/partidos/filiacao-partidaria/relacao-de-filiados