terça-feira, 22 de novembro de 2016

Juvenil vai acabar com 4 secretarias e atingirá Trabalhadores e a Juventude

O Prefeito municipal de Altamira, Domingos Juvenil (PMDB), elaborou o Projeto de Lei nª194/2016 (PL da Fome e Violência) que visa acabar com quatro secretarias: Cultura; Agricultura e Abastecimento; Esporte e Lazer e; Articulação Institucional.

O Projeto foi apresentado hoje na Câmara Municipal, mas durante toda a sessão nenhum dos vereadores da base aliada elogiou, defendeu ou sequer citou o PL nª194, por outro lado, os vereadores da oposição questionaram essa proposta.
Para o vereador Aldo Boaventura (PT) "a base econômica de Altamira é a agricultura e esta é responsável pelo abastecimento de 70% da mesa dos altamirenses" para o vereador "é preciso mais investimentos em agricultura e não acabar com a secretaria" e complementou dizendo que esse projeto é um grande equívoco do prefeito e "com certeza o meu voto será contra o PL 194/2016."
O vereador Marquinhos (PDT) falou que se caso seja aprovado o PL será um grande retrocesso para os altamirenses e que essas pastas serão incorporadas na pasta da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Viação e Obras, segundo ele ambos coordenados por ditadores.
Segundo o presidente da casa, dr. Armando Aragão, esse será um equívoco semelhante a criação da Coordenadoria de Saneamento de Altamira (COSALT) que foi aprovada na câmara após um processo truculento, que teve inclusive a prisão de um militante do Movimento dos Atingidos por Barragens.
Segundo a PL 194 as secretarias de Esporte e Lazer além da Cultura serão incorporadas a SEMUTS, que é gerenciada pela Ruth Barros, esposa do prefeito Domingos Juvenil. A secretaria de Agricultura e Abastecimento será incorporada a Secretaria de Viação e Obras (SEOVI), gerenciada pelo Pedro Barbosa. A Secretaria de Articulação Institucional irá para o Gabinete do Prefeito, ainda sem uma pessoa definida para o próximo mandato.
A proposta do prefeito reeleito de Altamira mostra a sintonia dele com o seu correligionário de PMDB Michel Temer, que quando deu o golpe acabou com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e com o Ministério da Cultura, esta que depois foi retomada por causa de um grande processo de lutas no Brasil.
A incorporação do Secretaria de Agricultura a SEOVI mostra que para o prefeito agricultura familiar significa apenas a realização de obras nos travessões, e não assistência técnica e fomento para as famílias produzirem os alimentos para a mesa dos altamirenses. O outro elemento é que na eleição do dia 02 de outubro o prefeito perdeu a eleição na zona rural, esse pode ser indicativo da vingança para quem votou contra ele.
Em tempos de aumento da violência no município é preocupante a extinção das 4 secretarias e da demissão em massa que a prefeitura está fazendo (segundo o vereador Armando Aragão estão sendo demitidos 1000 pessoas da prefeitura até 30 de dezembro). Os maiores prejudicados será a classe trabalhadora, seja os trabalhadores do Campo, bem como a Juventude da cidade, que cada vez tem menos atrativos para ser um cidadão de bem e mais atração para se tornar bandidos.
Ser contra a PL194/2016 é dar oportunidade para a Juventude e dar condições para a famílias do Campo.
Na próxima terça-feira (29) será votada na Câmara Municipal o PL da Fome e da Violência!