segunda-feira, 6 de junho de 2016

Prefeituras tem até 1ª de Julho para requererem a permanência de médicos cubanos.

Hoje foi lançado no Diário Oficil da União a requerimento do Secretário de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde - Substituto, Antônio Ferreira, que estabelece o prazo de prorrogação para médicos intercambistas nos municípios.

De acordo com o texto, os prefeitos tem o prazo de 06 de junho a 01 de julho de 2016 para requerer a permanência de médicos estrangeiros no programa Mais Médicos em seu município.
O Programa Mais Médicos foi criado em 2013, a partir das demandas apontadas nas mobilizações de junho daquele ano. Como resposta a presidenta Dilma aprovou o Programa, que segundo o governo federal já atendeu mais de 50 milhões de brasileiros.
Além da ida de médicos brasileiros para os rincões do país e das periferias dos grandes centros urbanos, o Mais Médicos levou médicos portugueses, espanhóis, dentre várias nacionalidades. 
Os médicos cubanos também vieram para o Brasil, a partir de um acordo entre os governos brasileiro e cubano. Cuba é o país referência em saúde da familia e exporta médicos para todo o munido, inclusive para os Estados Unidos, país imperialista que mantém o embargo econômico com o país socialista ha 50 anos. 
Além do mais médicos em 2013 a presidenta Dilma também aprovou a ampliação do curso de medicina para vários lugares do Brasil. 
Um dos municípios beneficiados foi Altamira, ontem cerca de 3000 pessoas participaram da primeira etapa do vestibular para o curso de medicina no Município. 
Depois de atender milhões de pessoas, é importante pressionar as prefeituras da região para que requiram a permanência dos Mais Médicos Cubanos e de outras nacionalidades nos municípios do Pará.

Claique Aqui para ver na íntegra a Publicação no Diário Oficial da União.