sábado, 16 de janeiro de 2016

Ocupação do Minha Casa Minha Vida sofre reintegração de posse em Brasil Novo (PA)

Publicado em qui, 14/01/2016 - 20:31
Do Site do MAB
Foto: Fábio Santos

Aconteceu nessa quinta-feira (14) a reintegração de posse do conjunto do Minha Casa Minha Vida no município de Brasil Novo (PA), ocupado há cerca de três meses por cerca de 60 famílias sem-teto.

A cidade, a exemplo de outras da região, sofre com a alta no custo da moradia devido à construção da hidrelétrica de Belo Monte, o que vem motivando uma série de ocupações de famílias que não tem condições de viver de aluguel. 

Com apoio do MAB e da Comissão de Justiça e Paz, uma comissão de lideranças das famílias ocupantes foi até prefeitura em busca de diálogo. Algumas famílias conseguiram receber bolsa aluguel e outras tiveram que ir para a casa de parentes. Os ocupantes não ofereceram resistência à reintegração, que ocorreu pacificamente.
“Nós não temos lugar para ir, porque se nós tivéssemos não estávamos aqui nesse lugar, que era uma obra que estava abandonada. Vamos ver se conseguimos uma lona para ficar debaixo, porque agora é tempo de chuva”, afirmou Dona Lurdes, mãe de duas crianças. “Nós sabemos que ocupamos um lugar que não é nosso, mas estamos aqui porque precisamos de casa para morar”, completou.

Conquista em Altamira

Em Altamira, cidade vizinha atingida por Belo Monte, também há um conjunto do Minha Casa Minha Vida ocupado por 400 famílias há cerca de 10 meses. Os ocupantes, organizados pelo MAB, buscam uma solução através de diálogo com o governo federal.

A ocupação iniciou após a reintegração de posse de outra área particular, conhecida como Pajé. Naquela ocasião, muitas famílias ficaram sem ter para onde ir e iniciaram a ocupação das casas do programa. O empreendimento financiado pela Caixa Econômica Federal foi planejado para ter 1.400 casas.

Após muitas lutas do MAB, a Casa de Governo propôs que, se as famílias aceitarem deixar as casas, poderão ocupar um terreno público e serem contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida Entidades. 

O MAB junto à comissão de moradores está fazendo uma série de reuniões no local para explicar as propostas para todas as famílias e evitar que sejam despejadas com reintegração de posse. “Não é a solução ideal, mas é uma conquista que veio com muita luta”, afirmou Aline de Miranda, militante do MAB.