segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A violência contra as mulheres foi o tema da maior manifestação no Brasil

Está enganado quem acreditam que a maior manifestação do ano foi as de março, abril ou agosto, algumas destas que defenderam a democracia, outras o impeachment, outras contra o ajuste fiscal ou golpe. 

Nesse sábado e domingo ocorreu em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino médio (ENEM), essa prova oferece a oportunidade d@s brasileir@s entrarem nas Universidades ou de encerrarem o ensino médio. 
No domingo cerca de 7 milhões de brasileiras e brasileiros saíram de casa, foram as ruas e em salas de aulas puderam durante cinco horas se manifestar sobre "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", sendo que a violação dos Direitos Humanos, como a defesa da violência contra a mulher, poderia anular a redação, segundo o edital do ENEM. 
No dia anterior ess@s milhões de basileir@s já haviam discutido uma questão sobre gênero onde no caderno de Ciência Humanas na questão quarenta e dois foi posto a seguinte situação: 
"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino." BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
Isso foi o suficiente para o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) criticar o conteúdo da prova do ENEM e o tema da redação. O deputado Bolsonaro que defende o retorno da Ditadura militar, a pena de morte, a criação de mais presídios ao invés de mais escolas, e que já ameaçou de bater em uma colega da câmara federal falou nas redes sociais nesse sábado (24) que: "mais ou tão grave quanto a corrupção é a doutrinação imposta pelo PT junto a nossa juventude", e complementou que "o sonho petista em querer nos transformar em idiotas materializa-se em várias questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino MARXISTA)", ou seja, deixando explícito a intolerância desse deputado contra as mulheres, essa postura não surpreende pois Bolsonaro se encaixa na categoria que Beauvoir conceitua como “macho” pois ele é homem, branco, rico e evangélico (fundamentalista, conservador, sectário, reacionário).
Mais do que Bolsonaro, os seus eleitores tiveram dificuldades em escrever a redação do ENEM, pois como não poderiam ferir os Direitos Humanos, provavelmente foram os primeiros a zerar a redação do ENEM.
Para além das manifestações na construção da dissertação do ENEM, as redes sociais foram bombardeadas com avaliações positivas sobre a temática, inclusive pessoas que não são militantes ou ativistas de coletivos avaliaram como positiva a discussão sobre temática da violência contra a mulher, e que puderam denunciar a posição da mulher como “outra” na sociedade que continua sendo patriarcal, machista, preconceituosa, homofobia, e doutrinada pelo fundamentalismo religioso.
Com o ponta pé inicial do ENEM, agora o Ministério da Educação deveria aumentar o conteúdo sobe o debate feminista dentro das grades curriculares nas escolas, até porque atualmente no Brasil são graduadas mais mulheres que homens, portanto, não é mais aceitável que as mulheres (educadoras) continuem tendo que reproduzir o conteúdo hegemônico do machismo.  
"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Novos conselheiros tutelares foram eleitos ontem

Ontem (05) foi realizado em todo o Brasil a eleição para a escolha de conselheiros tutelares que exercerão esse cargo nos próximos 04 anos.

Em Altamira vinte pessoas se candidataram ao cargo, CABE DESTACAR NESSE PROCESSO que durante toda a campanha houve debates nas comunidades, mas que aqueles espaços estavam esvaziados, em média participavam dez pessoas das comunidades, isso indica que ser defensor de Direitos Humanos significa carregar uma responsabilidade grande e não ter apoio da sociedade, e isto se deve a vários fatores dentre os quais o ataque constante dos oligopólios midiáticos como a rede Globo, Rede Record e Bandeirantes que têm em seu quadro jornalistico pessoas como Marcelo Rezende, Luis Datena, William Waack, que diuturnamente criminaliza os Adolescentes, Jovens e Defensores de Direitos Humanos.  
Portanto, com todas essas dificuldades ser Conselheiro Tutelar significa que @s canditad@s deveriam ter, além de muita sensibilidade com o tato, também um grupo de pessoas comprometid@s com a Defesa e garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. 
Ser conselheiro tutelar requer pisar em várias feridas de gente grande, por isso geralmente os prefeitos colocam seus candidatos e estes sempre ganham, pois há uma grande estrutura por trás dessas campanhas desses "escolhidos", estruturas que podem ser em recursos financeiros, automóveis ou até realizar grandes reuniões em dia de votação.
Em Altamira a disputa pela segunda a quinta posição foi intensa, isto porque a primeira posição ganhou com uma vantagem grande, portanto, não é preciso destacar quem era o seu principal "garoto" propaganda, no mais @s candidat@s representavam igrejas evangélicas, Movimentos de Juventude, Fundações e Vereadores.
É importante destacar a reeleição da candidata Rosa Pessoa, mulher que a várias décadas vem lutando pelos Direitos das Crianças e Adolescentes em Altamira.
O candidato João Kleber, militante da União da Juventude Socialista destaca que o processo eleitoral foi bom, mas que os materiais de campanha (responsabilidade da comissão eleitoral) demoraram um pouco para ficar prontos, no mais ele agradeceu aos 100 votos recebido e que o deixaram com a terceira suplência. 

Segue a lista do Resultado da Eleição: 
TITULARES:
01 - LUCINHA LIMA - 516 VOTOS.
02 - ROSA PESSOA - 196 VOTOS.
03 - ERNESTO MORAES - 176 VOTOS.
04 - CARLOS HENRIQUE - 173 VOTOS.
05 - FABÍOLA SILVA - 169 VOTOS.
SUPLENTES:
01 - JUNIOR FREITAS - 158 VOTOS.
02 - REGINA CAETANO - 145 VOTOS.
03 - JOÃO KLEBER - 100 VOTOS.
04 - LEANDRO MARCOS - 89 VOTOS.
05 - SOCORRO RODRIGUES - 86 VOTOS.
OS DEMAIS:
01 - FRAN SILVA - 79 VOTOS.
02 - MARIA ROSILENE - 56 VOTOS.
03 - ZÉ BINA - 29 VOTOS.
04 - CRISTIANE SILVA - 29 VOTOS.
05 - ORLANDO CARDOSO - 28 VOTOS.
06 - FLAVIO NEVES - 25 VOTOS.
07 - DANIEL SOUSA - 22 VOTOS.
08 - DHIESSICA CHAVES - 17 VOTOS.
09 - WANDERLEY - 04 VOTOS.
10 - GUSTAVO - 02.
NULOS: 10
BRANCOS: 05