sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atingidos organizam a primeira sessão do "Cine Comunidade" em Brasil Novo.

Famílias reunidas para assistirem o Curta. 

No município de Brasil Novo-PA, o bairro novo horizonte recebeu o projeto “Cine Comunidade”.
Na quarta-feira a noite a comunidade do bairro Novo Horizonte se reuniu para discutir a situação atual das famílias e ter um pouco mais de cultura.
O inicio da noite cerca de 80 moradores do bairro, se juntaram em frente a quadra de futebol (construída pela própria comunidade) para discutirem juntos com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB) a questão da legalização dos terrenos do bairro, bem como a construção de casas populares nesses locais.
O Novo Horizonte foi fruto de uma ocupação de um lote abandonado que servia para o uso indiscriminado de drogas ilícitas e prostituição, as famílias que ocuparam a área alegam que são atingidas pela Inflação imobiliária causada pela construção do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte.
Segundo a moradora e militante do MAB, Raimunda Mendes, “hoje estamos aqui pra conversar um pouco como anda a situação do nosso bairro, já fizemos muitas lutas aqui, em Altamira e até reunimos em Brasília pra tentar resolver o nosso problema”.
Segundo a Direção do MAB, a questão dos terrenos está sendo negociada com o governo do estado e as moradias estão sendo negociada a possibilidade de conseguir cem moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida pela modalidade Movimentos Sociais, e complementaram dizendo que se houver demora no cumprimento dos acordos as mobilizações continuarão, pois, “se tem dinheiro pra construir barragem e dar lucro pra grandes empresas, como é que não tem recursos para os atingidos terem moradias com toda a infraestrutura necessária?”
Após a reunião foi a hora de entrar em ação o Cine Comunidade, a princípio a proposta era projetar o longa “Araguaia: a Conspiração do Silêncio”, mas como a reunião acabou um pouco tarde e a comunidade está preparando para esse sábado (27) uma festa junina no bairro, então nada mais justo que projetar um curta sobre o Carimbó para anima-los, então o Cine Comunidade levantou o saião e tirou o chapéu para o Curta “Estreia da coreografia do carimbó santareno do grupo Oré Anacã”, essa coreografia foi apresentada no Festival UFC de Cultura - 20/11/13.
Segundo o morador Ronivonn “o cine comunidade não foi um projeto dado de graça pela Norte Energia, foi uma conquista das famílias atingidas por Belo Monte através de muita Luta”.
Logo após a reunião e exibição do curta as famílias saíram mais animadas para se organizarem e conquistarem a área com as moradias, bem como mais vibrantes para a festa junina de sábado, o cine fez tanto sucesso que o filme “Araguaia: a Conspiração do Silêncio” será exibido na comunidade hoje (sexta feira).

O Projeto Cine comunidade é executado pela Associação Nacional dos Atingidos Por Barragens (ANAB) e tem o financiamento da Norte Energia (empresa dona de Belo Monte).