sábado, 14 de março de 2015

Altamirenses Lutam por uma CONSTITUINTE


Ontem (13) dezenas de altamirenses saíram às ruas do município em defesa de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político e em Defesa da Petrobras.
O Ato foi construído durante as ultimas semanas pelas mesmas organizações que realizaram em setembro do ano passado o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político e que coletou 8 milhões de votos em todo o Brasil, destes sendo 4 mil votos da região do Xingu.
A programação do 13 de março contou com dois momentos, o primeiro foi um seminário e o segundo uma caminhada pelas ruas do município.

SEMINÁRIO
O seminário ocorreu no Centro La Salle e contou com a participação dos militantes e amigos dos Movimentos populares e sociais da região do Xingu, nesse espaço foi trabalhado a importância desse 13 de março para a Conjuntura do Brasil no ponto de vista que o atual governo ainda está em disputa, e nesses primeiros meses tivemos várias perdas, mas que chegou a hora dos movimentos comprometidos com a classe trabalhadora  pressionarem tanto o governo federal quanto todas as instâncias de poder, seja estadual ou municipal incluindo os políticos e também o poder judiciário.

UMA CONSTITUINTE?
As mais de 500 organizações que construíram o Ato nacional de ontem defendem que o Congresso Nacional aprove um Plebiscito Oficial com a seguinte pergunta: “Você é a Favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político?”, essa pergunta fora feito no plebiscito popular em 2014 e 97% das 8 milhões de pessoas responderam SIM.
Uma Constituinte seria uma grupo de pessoas (Assembleia) eleita pelo povo Exclusivamente para Reformar o Sistema Político e esse grupo de pessoas teriam poder Soberano para aprovar essa Reforma, sem precisar consultar o Congresso, Presidenta ou STF. Esse grupo de pessoas seria representante de Organizações da Classe Trabalhadora (Movimentos Populares, Centrais Sindicais, Cooperativas, Associações...).

DEFENDER A PETROBRAS?
Defender a Petrobras, significa pressionar para que os acusados pelos desvios de recursos sejam julgados e se forem culpados que sejam condenados!
A Petrobras continua Extraindo petróleo como nunca, então não está em crise! Essa estatal brasileira é a maior empresa da América Latina e uma das maiores petroleiras do mundo, tem a maior tecnologia do planeta para extrair na camada presal, ela é responsável por 13% do PIB do Brasil. Esses fatores contribuem para que o sistema capitalista representado pelos Norte americanos e instrumentalizado pelo Mercado financeiro tente privatizar a Petrobras, e esse fator representaria precarização da mão de obra dos mais de 200 mil trabalhadores da estatal, percas de divisas para a Educação e Saúde, além de perdemos a maior empresa do Povo Brasileiro.

CAMINHADA

A caminhada saiu pela rua Primeiro de Janeiro e seguiu com muita Agitação e Propaganda até a Praça da Paz onde organizações como o Movimento dos Atingidos por Barragens, Casa de Educação Popular, Levante Popular da Juventude, União da Juventude Socialista, Partido Comunista do Brasil, Partido dos Trabalhadores reafirmaram e se comprometeram a construir juntos um projeto de Lutas pelo Plebiscito Constituinte para Reformar o Sistema Político e em Defender a Petrobras do ponto de vista da Classe trabalhadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário