quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

LEMBREI DA TAL CABANAGEM


Hoje completou 180 anos do início da maior revolta popular brasileira. 

Ultima grande Mobilização no Sudeste paraense


Joaquim Antônio (escravo liberto) e Companhia queria que o nosso estado se emancipasse diante da Regência portuguesa.
O Pará sempre foi palco de grandes Lutas, seja pela classe trabalhadora (Cabanagem) ou pela pequena e média burguesia (adesão do Pará). Atualmente não é diferente, os interesses imperialistas, não mais de Portugal, mas dos EUA e EUROPA, ainda estão presentes em nosso estado, seja pela EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS, seja pela CONSTRUÇÃO DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS ou até nos AGROTÓXICOS da MONSANTO e CIA. 
A Luta pela terra continua enraizada, a Luta pela energia democrática continua acesa, a Luta pela Água continua Purificada, a Luta por Moradia continua Alicerçada, a Luta por Direitos continua cheirando a borracha queimada!!
Nesse sentido, mesmo sem pretensão, a Luta popular acaba se tornando vanguarda, ora bolas, o tal do Fidel (em tempos de Revolução Cubana) dizia que "a Vanguarda é quem se dispõe a despertar no povo o sentimento de quebra das amarras e quem cria condições para esse povo se libertar das amarras que os prende". Com isso o Pará, possui grandes movimentos populares, que outrora tinham suas pautas específicas, mas pelo fato do nosso estado ter uma série de contradições sociais, esses Movimentos acabam ampliando seu leque de Lutas. Mas é claro que o nosso estado também tem grandes Movimentos não populares, mas de Massa (muito fermento) que dão conta das tarefas. Já outros Movimentos de Massa acabam ao longo do período burocratizando a militância (esse era um dos piores pesadelos de Lenin), e que são cooptados pelo grande capital mesmo na tênue linha das transformações sociais. 
Mas o que importa de fato é a tal da LUTA, nesse sentido para sobrevivermos em nosso querido Pará só Lutando Muito diariamente, ou não é uma Luta pra pagar uma das contas mais caras de energia do Brasil? é luta consumir uma água porcaria da Cosanpa, é luta ter que ir atrás de moradia, é Luta não sofrer danos pela enxurrada de agrotóxicos em nossa alimentação, é LUTA não baixar a guarda quando os direitos humanos são violados nas construções de Hidrelétricas e projetos de Mineração!!
E no meu Pará é assim, mesmo a mais de 180 anos de Lutas intensas pela emancipação do nosso estado perante aos impérios (Industriais e agora financeiros) ainda temos um largo horizonte a percorrer, sendo que todo dia é dia de fazer Cabanagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário