quarta-feira, 5 de março de 2014

Moradores Atingidos pelo AHE Belo Monte ocuparam o reassentamento Jatobá.



Nessa terça feira de carnaval (04) os moradores Atingidos pela Hidrelétrica de Belo Monte ocuparam o Reassentamento Urbano Coletivo Jatobá em Altamira-PA.

De domingo para segunda feira choveu durante 20 horas seguidas e isso foi o suficiente para aumentar o nível de água do rio Xingu em quase 1m (se tratando do 9º maior rio do Brasil, isso é muita coisa), essa cheia foi o suficiente para alagar permanentemente várias ruas de oito bairros do Município. No bairro Boa Esperança durante toda a segunda feira os moradores ficaram apavorados, pois a água já tinha invadido várias casas, os moradores tentaram diversas vezes entrar em contato com a defesa civil, mas não houve retorno por parte do órgão, que inclusive a prefeitura mandou apenas alguns guardas municipais e que a moradora do bairro e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Eliane Moreira denunciou a falta de ação deles “só chegaram no final do dia alguns guardas municipais, que não ajudaram pois não queriam molhar as botas.”  Outra moradora, Eliana, falou que algumas crianças caíram na água, mas que foram salvas a tempo pelos próprios moradores, inclusive uma das pessoas que salvaram foi uma moradora grávida de nove meses que teve que se arriscar para salvar a vida do filho.
Os moradores estavam aflitos, pois ou eles teriam que ficar na casa alagada (com crianças, grávidas, cachorros, gatos, idosos, mobília, cobra, ratos) ou teriam que ir para o abrigo da prefeitura, localizada no parque de exposições de Altamira, os próprios moradores denunciam a insalubridade ambiental do local, pois só tem um banheiro coletivo, as casas são feitas de lonas preta (inclusive as divisões dos barracos), não há segurança no local, apesar desse alojamento ser distante não há transporte para os trabalhadores e estudantes, não há espaços para as crianças brincarem com segurança, Eliana novamente denunciou “não somos cavalos e éguas para ficarmos em um estábulo”, pois esse espaço é onde ocorre a feira agropecuária de Altamira e realmente é onde fica os animais.
 Dezenas dessas famílias do Bairro Boa Esperança são cadastrados no programa de reassentamento urbano Coletivo (RUC) da Norte Energia, pois são Diretamente Atingidos por Belo Monte, eles têm a consciência que as casas do RUC não são as que a Norte Energia prometeu há dois anos quando fizeram o cadastro das famílias, naquela época a proposta era de casa de Alvenaria (tijolos de cerâmica) e com casas que pudessem comportar cada família de acordo com a quantidade de membros, mas, eles não cumpriram e mesmo com denúncia do Ministério Público Federal o IBAMA aceitou e “fechou os olhos” para a atitude ditatorial da empresa.
Então se os moradores não queriam ir para o alojamento insalubre da prefeitura, como eles já tinham o seu cadastro a mais de dois anos no RUC e como algumas casas estão prontas, então os moradores do bairro boa esperança, vários deles do grupo de base do MAB, resolveram ocupar (ocupar não é invadir, pois ocupar é você pegar uma coisa que é sua, e as casas do RUC são dos moradores atingidos por Belo Monte, pois já têm o cadastro, portanto, ocuparam) na manhã dessa terça feira o RUC, cerca de 40 famílias do bairro Boa Esperança se reuniram com o “canto do galo”, e aproveitaram que a polícia estava para o carnaval e foram em procissão para o RUC Jatobá, localizado acima do bairro mutirão, quando chegaram ao local haviam 4 vigilantes, mas não seriam esses quatro que impediriam dezenas de famílias a conseguirem seus direitos legítimos, então os moradores passaram pelos guardas, sem violência, mas um dos vigilantes ainda tentou agredir uma moradora inclusive fazendo sinal que iria empunhar o revolver, mas os próprios moradores (que estavam mais conscientes que os vigilantes) conseguiram amenizar a situação. Isso já era as 7 horas, então as 40 famílias do bairro Boa Esperança ligaram para mais 40 moradores, mais 40, mais 40...  A cada grupo familiar que chegava e ficavam barrados pelos vigilantes no portão os moradores que já estavam dentro iam pressionar a segurança para buscar os barrados.
O Movimento dos Atingidos por Barragens que acompanharam toda a ocupação registraram que das 7hrs até as 14hrs participaram da ocupação a quantidade de 165 famílias que são cadastradas e 125 famílias não cadastradas pela Norte Energia. Eram famílias dos bairros Boa Esperança, Baixão do Tufí, Açaizal, Transamazônica, Mutirão, Explanada do Xingu, Olarias e Invasão dos Padres. A ocupação tinha a pauta e as famílias só sairiam dali se houvesse negociação com o superintendente da Norte Energia, para isso os próprios moradores organizaram uma coleta e compraram alimentos para permanecerem o tempo que fosse.
Uma cena bem pertinente foi a proibição de vários veículos de impressa de entrar no local da ocupação, apenas o SBT (TV do prefeito Juvenil) e a Rede Globo tiveram acesso de mais ou menos 30 mim, as outras emissoras foram embargadas de entrar, mas mesmo assim os moradores foram até elas para falarem da indignação e o porquê de estarem ali.
Por volta das 16 horas foi organizada uma comissão com 12 pessoas para conversarem com representantes da Norte Energia (Luís Zocal, Marcelo, um advogado, representante da Diagonal, representante da Cenec) e representante da prefeitura (Uma assistente social).
As famílias tinham uma pauta e a Norte Energia tinham uma contraproposta, depois de 45mim de negociação o Zocal falou que as famílias teriam que sair do RUC de qualquer maneira naquele dia “nem que precisemos usar o nosso método”, o método da Norte Energia todos sabem, é o método da Força Nacional (que recentemente assinou permanência por mais dois anos em Altamira), o incrível é que o Zocal fala que a obra é privada, mas quem faz a segurança e a repressão dentro dos canteiros de obras é a Força Nacional de Segurança Brasileira. Mesmo com essa ameaça a comissão de moradores não perderam a clareza do que eles queriam e conseguiram avançar nas negociações:
A Norte Energia se comprometeu:
Dar a logística necessária à prefeitura melhorar as condições sanitárias do alojamento do parque de exposição;
Deu o prazo de 15 dias para começar a fazer as mudanças ao RUC das famílias cadastradas que participaram da Ocupação.
Deu o prazo de 15 dias para a DIAGONAL fazer o cadastro das famílias que não são cadastradas ao RUC.
A comissão pediu a Ata assinada da reunião, para poder denunciar ao MPF se a empresa não cumprir os prazos previstos. O militante do MAB, Fabiano, disse que “a Norte Energia nunca cumpriu com os prazos das negociações feitas anteriormente, mas que agora o povo não tem mais nada a perder e não desistirá da Luta”. A coordenação geral do MAB falou que a ocupação faz parte das atividades da jornada de lutas do 14 de Março, Dia Internacional de Luta dos Atingidos por Barragens.
Segundo dados do Clima tempo o mês de março será o mais chuvoso do ano, pois a acumulação de chuva será de 406 mm (o equivalente a 406 litros de água/m²), considerando a bacia hidrográfica do rio Xingu e a falta de drenagem urbana do município de Altamira o cenário é de calamidade pública. Ainda haverá o mês de abril que será o segundo mais chuvoso, com 310 mm de chuva.
Quem puder ajudar os moradores atingidos pelas cheias do Xingu visite alguns dos oito bairros citados acima ou o alojamento localizado no parque de exposições. 

Algumas fotos: 
 
Bairro Boa Esperança.


Moradores do bairro Boa Esperança retirando os móveis.


Moradores do bairro Boa Esperança retirando os móveis.



Moradores do bairro Boa Esperança subindo o/em Mutirão para chegarem ao RUC Jatobá.


Os moradores ocuparam várias casas.



Bandeira do MAB em uma das casas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário