quarta-feira, 21 de agosto de 2013

UEPA abre vagas apenas para um curso em Altamira no vestibular 2014. Por quê? Pra quem?


A Universidade do Estado do Pará (UEPA) lançou edital para vestibular 2014 ofertando apenas vagas para um curso (Educação Física) no Campus IX. O resultado da situação atual do campus de Altamira é um reflexo da situação deplorável da educação no estado do Pará, que não oferece um mínimo de estrutura físico e profissional, para os alunos do ensino médio. Escolas como Polivalente, Dairce Pedrosa, Getúlio Vargas, não possuem cadeiras adequadas, quadras poliesportivas, água tratada, condições climáticas adequadas nas salas de aula. Enquanto isso o governador do estado e secretário de educação estão em suas salas com cadeiras estofadas, central de ar, água filtrada, assessores, ou seja, eles possuem toda a infraestrutura necessária para planejar e melhorar a educação em nosso Pará.
O Pará é o estado que abriga e abrigará a maioria das médias e grandes Hidrelétricas Nacional assim como será, em menos de uma década, o estado com maior lavra de minério do Brasil. Onde está a articulação do Governo do Estado e da Universidade para o investimento dos Royalties dessas indústrias na formação de profissionais em educação, saúde e tecnologia (ou seja), na UEPA?
O nosso estado é RICO em matéria prima, mas estamos entregando esses recursos naturais às grandes empresas. Por isso que não há investimento na formação de profissionais de educação, saúde e tecnologia. Por exemplo: Parauapebas, Barcarena, Altamira, Itaituba, Marabá são os polos de extração de recursos naturais, e em Altamira, município que aumentou a população em 50% em dois anos, está ofertando vagas para o curso de Educação Física, então será que há necessidade nesse momento de formar profissionais nessa área, se o campus já tem 4 turmas em andamento, será que não há necessidade maior de formar educadores de ciências naturais em química ou biologia, ou até, será que não é mais necessário reabrir uma turma de enfermagem, já que a região afetada pela implantação do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte é constituída por 11 municípios, e desses apenas altamira possui campus universitário da UEPA.

É importante ressaltar do processo de interiorização que a UEPA realiza, pois se destaca nacionalmente, mas é chegada a hora desse processo se tornar qualitativo também, e isso depende do interesse do governo do estado, mas se o governo não estiver interessado, isso se torna uma luta do Reitor, Coordenadores de interiorização, Professores e alunos de toda a Universidade do Estado do Pará!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário