quarta-feira, 3 de abril de 2013

UJS realiza evento sobre o Mês das Mulheres com outros Movimentos Sociais para debater as Lutas, Conquistas e Desafios na Região Transamazônica e Xingu.

No último dia 22 de março (sexta-feira) a União da Juventude Socialista (UJS) de Altamira organizou um Evento em comemoração ao mês da mulher, que contou com a participação do Movimento de Mulheres da Transamazônica, Levante Popular da Juventude e Diretório Acadêmico da UEPA.
A cerimônia Iniciou com o presidente da UJS, Diego Willian, ele discorreu que o principal objetivo daquela ocasião era a troca de experiências entre as integrantes do Movimento de Mulheres da Transamazônica e Xingu e as integrantes dos movimentos de Juventude. Logo após, Andrea Maria, representante da UJS, contou um pouco do histórico de lutas e conquistas das mulheres, depois foi aberto espaço para todos falarem. A Coordenadora do Movimento de Mulheres, Mariene, contou um pouco do histórico de Lutas das mulheres em Altamira, que começou com a comoção social causada pela tragédia da Emasculação de crianças e adolescentes no município no final dos anos 80 e inicio da década de 90, foram anos de batalhas por justiça e milhares de mulheres saíram as ruas pedindo proteção às nossas crianças. Várias foram as lutas nesses mais de 20 anos de Entidade, elas contaram que esse não é um Movimento feminista e sim Mulheres que lutam pela justiça da família, independente de raça, cor, credo ou gênero. Atualmente a principal bandeira que elas levantam é para que as condicionantes da Hidrelétrica de Belo Monte sejam cumpridos, haja vista, as mulheres, crianças e adolescentes serem diretamente afetados como no caso das boates no município, pois alguns prostibulo foram fechados porque havia adolescentes e mulheres em estado de escravidão sexual. Os integrantes dos Movimentos de Juventude e do Diretório Acadêmico também contribuíram com suas falas, pautando as conquistas e desafios atuais na região, também foi citado o machismo que está dentro dos Movimentos Sociais e que precisa ser discutido.
A Luta das Mulheres de Altamira e da Juventude estão relacionadas, haja vista, o município está sofrendo com um processo de crescimento demográfico exponencial, intensificando mazelas como: Violência, prostituição, consumo de drogas entre os jovens. Então os Movimentos Organizados têm a função principal de lutar pelos os Direitos das pessoas que não tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento e que são a parte reprimida do sistema de desigualdades entre classes. A União da Juventude Socialista, O Movimento de Mulheres, O Levante Popular da Juventude e O Diretório Acadêmico UEPA podem e devem intensificar mais suas ações para que as populações carentes possam contar com o apoio dos Movimentos Sociais e estes terem como braço forte o Ministério Público.

Abaixo tem algumas imagens do Evento de Mulheres:












Material apresentado por Andrea Maria da UJS: Apresentção

Nenhum comentário:

Postar um comentário