quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Abram Alas aos Primeiros Diretores dos Centros Acadêmicos da UEPA-Altamira e que serão Protagonistas do Movimento Estudantil na Universidade

Ocorreram na última sexta feira (07) a Posse dos Centros Acadêmicos de Ciências Naturais, Centro Acadêmico de Educação Física e Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da UEPA Campus IX Altamira. A Cerimônia contou com a Presença do Presidente do Diretório Acadêmico do Campus e que também é Diretor de Interiorização do DCE da Universidade do Estado do Pará e vice-presidente da UJS em Altamira, Jackson Dias, com a presença da professora Ana Miléo, que sempre foi atuante no Movimento Estudantil do município, com a Primeira Diretoria Eleita dos C.As, com pessoas do corpo técnico e discentes do Campus!

Jackson Dias foi o Cerimonialista da Posse e lá atrás a bandeira da União Nacional dos Estudantes.



Apresentação da Posse, onde foi falado a importancia da Criação dos C.As e da força dessa conquista que agora está marcada na UEPA.


Professora Ana Miléo, contando a Luta do Movimento Estudantil no Município de Altamira, foi uma palestra bem motivacional, ela que é Coordenadora Pedagógica do Campus e representou o Coordenador do Campus Gileno Edu.


A vice-Presidente do CA. Ciências Naturais, Geysiane Costa, Discursando na cerimonia de posse e ao lado a Diretora de Eventos, Jéssica Feiteiro Portugal.


Mailson Amonias, Preimeiro Presidente do C.A Educação Física UEPA-Altamira discursando, ao lado a Secretária Geral Dayana Arcanjo e o Diretor de Esporte Henrique Leal.
O Primeiro Presidente do CAEA UEPA-Altamira discursando, e ao fundo Roberto Santana, Secretário Geral; Silvana Siva, Vice-Presidente; Andrea Maria, Diretora de Finanças; Gilson Junior, Suplente e Danielle de Lima, Suplente.



Os Discentes que votaram e prestigiaram estão de Parabéns.

"Se o Presente é de Luta então o Futuro Nos Pertence!"




Guerreiros de Altamira!

 O município de Altamira-PA vive um momento único com a grande Obra do AHE Belo Monte, e os Discentes da UEPA sentem na veia o que é a inflação imobiliária triplicar, a inflação dos alimentos e transportes duplicar. O Campus não possui Casa do Estudante, e é por isso que os discentes se mobilizaram, pois sabem da necessidade de moradia e alimentação aos discentes que são de origem de outros municípios, esse índice é de 32%, vários deles são filhos de agricultores familiares, e pais que investiram seus sonhos e seu pouco dinheiro na qualificação em uma IES de seu filho. A luta que começou com o Diretório Acadêmico, que por sinal é sem sombra de dúvidas o mais ativo da UEPA, agora se estende aos Centros Acadêmicos, e os Alunos confiaram a nós do Movimento Estudantil essa Luta, e veja bem não estamos só, temos, a UAP e UNE que são representações da Estudantada Universitária, além da UJS que é a maior entidade política da Juventude brasileira! Então Camaradas Vamos a Luta, pois o Futuro nos Pertence!!! 






sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AGORA É GREVE!



Ontem (27) os discentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Altamira realizaram um ATO simbolizando o fechamento do Campus, a ideia partiu dos próprios alunos e foi aprovada em Assembleia Geral no dia anterior. O objetivo foi mostrar que os alunos apoiam a causa dos professores por melhorias estruturais na Instituição e Valorização desses profissionais com o aumento digno do salário, que é pífio pela importância que os professores possuem para a sociedade. O salário base dos Docentes por carga horaria de 40hrs é de R$1244 e a Luta do SINDUEPA é pelo aumento de 15% do Piso pago pelo MEC aos professores do ensino básico que é de R$1451, ou seja, os professores da UEPA devem possuir maior qualificação e são mais exigidos para o cargo e ganham menos do que um professor do ensino básico.

A mobilização no Campus de Altamira por parte dos Discentes, objetiva fortalecer essa corrente agregando força com a campanha pela internet "#NEGOCIAJATENE", esta frase já ultrapassou os muros da cidade, e já chegou a Parauapebas, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Santarém, Belém, Tocantins, São Paulo e até na Alemanha!! Os alunos possuem um papel importante na evolução de uma Cidade, Estado e País!!!

Necessidades dos Alunos do Campus de Altamira:

  1. O principal é a Casa do Estudante, haja vista, o município está recebendo uma obra faraônica, e que até agora os maiores impactos dela são a INFLAÇÃO IMOBILIÁRIA e ALIMENTÍCIA dentre outras. O valor dos alugueis multiplicaram por três até cinco ou seis, num espaço de tempo de 2 anos;
  2. Construção de no mínimo três novas salas de aula (o orçamento já foi aprovado, queremos a agilidade para a construção);
  3. Construção de Laboratório de Solo e Água para o curso de Engenharia Ambiental (o orçamento já foi aprovado, queremos a agilidade para a construção);
  4. A construção da Piscina e Pista Olímpica para o curso de Educação Física, pois é uma necessidade para várias disciplinas (e eles já estão lutando por muito tempo para suprir isso);
  5. A compra de mais equipamentos para os laboratórios de Ciências (Biologia, Física e Química), como: Mais Substâncias para Mistura, mais Microscópios, um Autoclave.

A manifestação de ontem teve inicio as 09:00hrs  com a confecção de cartazes e faixas, os alunos empenhados passaram a manhã no campus e improvisaram um almoço de  pão com mortadela, enquanto uns almoçavam outros confeccionavam as faixas e outros estavam mobilizando a galera na internet com a Campanha “#NEGOCIAJATENE”. O alunos terminaram de fazer as faixas e cartazes as 15:00hrs, a partir desse momento todos se reuniram e levaram os cartazes para colar fora do Campus, um pouco depois uma equipe de reportagem convidada chegou e entrevistou o Presidente do Diretório Acadêmico (aluno do curso de Engenharia Ambiental) e uma Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus.

Veja em Baixo as imagens do ATO, fotografado por João Kleber Silva e Silva:








#NEGOCIAJATENE


A União Nacional dos Estudantes também apoia a Luta dos discentes da UEPA!
Nayara Sabrina, discente do curso de Ciencias Naturais.

Jackson de Sousa Dias, estudante do curso de Engenharia Ambiental e Presidente do Diretório Acadêmico da UEPA Campus Altamira.



Por: Jackson Dias

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ASSEMBLEIA GERAL DOS ALUNOS DA UEPA ALTAMIRA MOBILIZA TODO O CAMPUS





Quarta-feira (26) houve Assembleia Geral dos Estudantes da Universidade do Estado do Pará Campus IX Altamira, na ocasião o Coordenador Geral do Diretório Acadêmico, Jackson Dias, mostrou como ocorreu todo o processo de negociação entre os Docentes e o Governo do Estado do Pará até ser deflagrada a GREVE na Instituição. O governo se posicionou em não dialogar com o SINDUEPA, e que só negociaria se a classe voltasse à sala de aula, entretanto, o sindicato já está em greve desde 21 de setembro de 2011, e resolveu em Assembleia Geral pelo Decreto de Greve no dia 12 de setembro de 2012, pois o governo não acatou as reivindicações da categoria. O campus de Altamira aderiu a greve parcial no dia 14. Na Assembleia Geral dos alunos, o Diretório Acadêmico se posicionou com três propostas para que os alunos possam se mobilizar com relação à GREVE:
  1. Uma carta de reivindicações dos Alunos junto ao D.C. E, mostrando as necessidades dos discentes, onde a principal é a permanência dos alunos que são de outros municípios, haja vista, Altamira está sofrendo, principalmente, com Inflação Imobiliária e Alimentícia.
  2. Fechar os portões do Campus para simbolizar a GREVE, colando cartazes e faixas.
  3. Fazer uma Campanha na "Rede" pelo facebook, trocando a foto do perfil por uma imagem da GREVE, e no final de cada postagem escrever "#NEGOCIAJATENE" durante quinta, sexta-feira, sábado e domingo. Esse Ato tem a finalidade de pressionar o Governador Simão Jatene a negociar com o Sindicato.
Os alunos aprovaram as propostas.

Então no fim da Assembleia Geral os alunos já começaram a se mobilizar pela internet com a Campanha "#NEGOCIAJATENE" e programar o fechamento dos portões no outro dia.

#NEGOCIAJATENE


Por: Jackson Dias

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Debate Público entre os Candidatos para Prefeitura de Altamira-Pa


Candidato Claudomiro Gomes (direita), Mediador Assis Oliveira (esquerda) e cidadãos de Altamira que lotaram o Debate Público na Casa da Cultura.



Quarta-feira (19)  ocorreu o Debate Público entre os candidatos a prefeitura do município de Altamira na Casa da Cultura, organizado pelo Diretório Acadêmico da Universidade Federal do Pará Campus-Altamira e com o apoio do Diretório Acadêmico da Universidade do Estado do Pará Campus-Altamira e União da Juventude Socialista (UJS) , esse evento foi preparado para mostrar a sociedade altamirense que a Juventude também está preocupada com a conjuntura atual do município e quer ouvir e discutir com os candidatos além das propostas de mitigação dos impactos que Altamira está passando como também propostas de melhorias.
O planejamento do debate foi articulado um mês antes de sua realização, com o envio de oficio a justiça eleitoral; aos assessores dos candidatos Claudomiro Gomes, Délio Fernandes e Domingos Juvenil; policia militar e corpo de bombeiros. Posteriormente houve uma reunião com os assessores para ser divulgados as regras do Debate Público.
Iniciado as 20:00 horas, o primeiro ato da noite contou com a apresentação e finalidade do Debate Público descrito pelo Vice Coordenador Geral  do Diretório Acadêmico da UFPA, Diego Willian Figueira, o segundo ato foi a leitura das Regras do debate descrito pela integrante da UJS Jeane Primo, o terceiro ato foi a apresentação do Mediador o professor (faculdade de Etno-desenvolvimento da UFPA) Assis Oliveira. A partir desse momento os candidatos foram chamados a subir ao palco para o inicio do debate, entretanto, apenas o Candidato Claudomiro Gomes (PSB) compareceu ao Debate, e como nas regras também havia a possibilidade de participar só um candidato, então segundo essas regras o Candidato respondeu 20 perguntas da população que lotou a casa da cultura, Claudomiro Gomes tinha três minutos para responder cada pergunta escrita pelos cidadãos altamirenses e lida pelo mediador. Entre os temas das perguntas estavam, educação, segurança, trânsito, saúde, “Belo Monte”, meio ambiente, projetos sociais para crianças e adolescentes, propostas para a JUVENTUDE, entre outros. Após a sabatina o candidato teve dez minutos para as considerações Finais.


Por: Jackson Dias